Terça, 21 Mai 2024

Disputa para estadual em Guarapari repete cenário eleitoral de 2012

Disputa para estadual em Guarapari repete cenário eleitoral de 2012
Se nos quatro maiores municípios da Grande Vitória (Vila Velha, Serra, Vitória e Cariacica) a disputa de deputado federal é que vai levar para o cenário político os nomes de peso da eleição de 2012, em Guarapari, a disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa é que vai reeditar a eleição municipal de 2012 no balneário. 
 
O ex-prefeito Edson Magalhães (DEM) é o favorito para a disputa no município. Mesmo com um certo desgaste do atual prefeito, aliado de Magalhães, Orly Gomes (DEM), o ex-prefeito continua sendo o preferido do eleitorado guarapariense. Aliás, no município, chegou a circular a ideia de que os dois demistas não estariam mais tão amigos.
 
Magalhães, porém, não está sozinho na disputa estadual. Além dele, o novato em política eleitoral Carlos Von será a posta do PSD para a disputa. Von disputou a eleição extemporânea no município com Orly Gomes e deu trabalho para o demista. 
 
De fevereiro do ano passado, quando aconteceu a eleição para cá, ele está distante dos holofotes, mas pode crescer na disputa, com a mesma estratégia que usou na disputa municipal. Ele evita os embates, se apresentando como alternativa do meio e acaba conquistando alguns eleitores. Os desgastes políticos do prefeito Orly Gomes podem também contabilizar em favor de Von.
 
Mas quem deve rivalizar com Magalhães é o representante do PSB. Vereador mais bem votado da eleição passada, Gedson Merizio. Na disputa extemporânea, parte do PSB defendeu a candidatura de Merízio para rivalizar com Magalhães, mas o nome de Ricardo Conde, que havia disputado a eleição de outubro de 2012, prevaleceu entre os socialistas locais. 
 
Foi dele a lei que proíbe a contratação no Executivo e Legislativo de pessoas que tenham processos na justiça eleitoral ou justiça comum, que tenham sido transitado em julgado. A lei atingiria Magalhães que, à época, estava cotado para assumir um cargo na Prefeitura de Guarapari.

 
Neste sentido, embora o favoritismo de Magalhães ainda seja bastante destacado no cenário local, a disputa por uma cadeira na Assembleia não só remonta a disputa de 2012, como também começa a desenhar o campo eleitoral de 2016. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/