Sábado, 27 Abril 2024

Divisão na Rede capixaba enfraquece presidenciável Marina Silva no Estado

Divisão na Rede capixaba enfraquece presidenciável Marina Silva no Estado
A Rede Sustentabilidade ainda depende de um aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para poder disputar a eleição no próximo ano, mas no Estado, antes mesmo de se configurar como partido, as divisões internas comprometem o caminho a ser seguido em 2014.
 
Dentro do partido, há claramente uma divisão entre um grupo ligado ao ex-candidato a prefeito de Vitória Gustavo de Biase, e ao ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi, que trocou a Rede pelo PSDB, mas deixou aliados no virtual partido de Marina.
 
Há ainda um grupo mais independente. É desse grupo que vem o entendimento de que essa briga vem de membros da Rede ligada a uma esquerda que trava uma disputa deslocada no Estado, que pode prejudicar o projeto de Marina Silva rumo à presidência da República. 
 
Neste sentido, duas figuras estariam rivalizando com mais ênfase no partido, o jornalista Marcelo Paranhos, aliado de De Biase, e o médico Fernando Pignaton, aliado do grupo de Balestrassi. 
 
Para alguns observadores, há uma estratégia do grupo de Balestrassi que atende ao PSDB. Após deixar a Rede, os aliados do novo tucano teriam a função de acirrar os ânimos para desarticular a Rede no Estado. 
 
Como Marina Silva teve um bom desempenho na eleição de 2010, sua candidatura na disputa do próximo ano ameaça os demais candidatos, sobretudo o presidenciável tucano Aécio Neves, já que o PSDB tem a tradição de rivalizar com o PT na política nacional. 
 
Enquanto a esquerda de digladia internamente, o grupo que evita esse confronto vem pensando na pavimentação de um palanque para abrigar a campanha de Marina Silva no Estado. A presidenciável vem tentando pressionar a Justiça Eleitoral para acelerar o processo de validação do partido. 
 
Na semana passada, Marina se reuniu com a presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, para cobrar celeridade dos cartórios para a validação das assinaturas. A ministra prometeu mais celeridade para que o partido consiga validar as quase 500 mil assinaturas necessárias até o dia 5 de outubro. 
 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/