Sexta, 17 Mai 2024

Passada eleição da presidência da Assembleia, petista retorna à Casa

Passada eleição da presidência da Assembleia, petista retorna à Casa

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PT) retornou ao mandato na sessão ordinária desta quarta-feira (6). A exoneração dele da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a nomeação de seu substituto, o ex-prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT) para o cargo, foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quarta. A posse de Helder na Secretaria será nesta quinta-feira (7), no Palácio Anchieta.



O retorno de Coelho para a Assembleia já estava acertado desde o ano passado, assim como a escolha de Helder Salomão para substituí-lo na pasta. Mas o deputado preferiu não assumir o cargo no início de janeiro, como fizeram os suplentes dos deputados eleitos em outubro passado para as disputas municipais.



Para os meios políticos, isso se aconteceu por conta das movimentações em torno da reeleição de Theodorico Ferraço (DEM) para a presidência do Legislativo Estadual. Rodrigo Coelho faz parte do grupo do prefeito Carlos Casteglione (PT), em Cachoeiro de Itapemirim. Ele estava no palanque do petista desde a eleição de 2008, quando o partido venceu o favoritismo de Theodorico Ferraço para a prefeitura.



Em outubro do ano passado, o grupo de Casteglione venceu novamente a eleição contra a candidatura do também deputado estadual Glauber Coelho (PR), que contava com o apoio de Ferraço (DEM). Na eleição para a presidência da Assembleia, a bancada do PT decidiu apoiar a reeleição de Ferraço. Entrando depois da eleição, que foi na última sexta-feira (1), Rodrigo Coelho pode dizer que não abonou a reeleição do adversário político.



Rodrigo disputou a eleição em 2010 e ficou na suplência da coligação formada por PT, PMDB e PSB. Ele assumiu o mandato na vaga deixada por Rodrigo Chamoun , escolhido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), mas se licenciou poucos dias depois, retornando à Secretaria. Com o retorno de Rodrigo, a bancada do PT passa a ter cinco deputados, dividindo com o PMDB o título de maior bancada da Assembleia. Rodrigo Coelho será membro efetivo das comissões de Educação e Agricultura.



Nessa terça-feira, Esmael Almeida (PMDB) se despediu do cargo na Assembleia para dar lugar ao petista. Esmael renunciou ao mandato de vereador em Vitória no início do ano passado para assumir o cargo, quando Rodrigo se licenciou para assumir a Secretaria.



Na época, o vereador ficou relutante em assumir a vaga, temendo o retorno do petista. Mas conseguiu eleger o filho, Davi Esmael (PSB) para a Câmara de Vitória. Ao deixar a Assembleia, Esmael não vai ficar desamparado. A expectativa é de que ele assuma a Subsecretária da Casa Civil.



 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/