Sexta, 03 Mai 2024

Plenário da Assembleia longe de um consenso sobre vaga do Tribunal de Contas

Plenário da Assembleia longe de um consenso sobre vaga do Tribunal de Contas

A possibilidade de a vaga do conselheiro Marcos Madureira ser aberta no Tribunal de Contas apenas no segundo semestre deste ano, dará tempo para que o plenário da Assembleia Legislativa chegue a um consenso sobre o assunto. A indicação de um deputado estadual para o lugar de Madureira ainda não foi pacificada na Casa. Quatro nomes já foram colocados: Dary Pagung (PRB), Claudio Vereza (PT), Sérgio Borges (PMDB) e Atayde Armani (DEM).



Um projeto da Transparência Capixaba, que tramita na Assembleia, defende que a vaga possa ser ocupada por um nome que não seja necessariamente de um deputado ou indicado por um parlamentar. Isso trouxe um certo constrangimento para os deputados, que em desgaste político, não estariam dispostos a desagradar a sociedade organizada. Mas no plenário a ideia de perder a vaga em um momento complicado de acomodação política para a disputa do próximo ano, ainda mais com a ameaça de a Casa perder três vagas de deputado, não é bem vista pelos parlamentares.



Na Assembleia, as articulações seguem dividindo a disputa entre dois dos quatro nomes apresentados. Borges já teria fechado acordo com Pagung, o preferido do Palácio Anchieta. Os deputados estariam comprometidos a evitar embates, declarando apoio mútuo. 



Mas o PT reivindica a vaga para o deputado Claudio Vereza, que depois de seis mandatos, estaria disposto a não disputar a reeleição. O petista vem fazendo visitas frequentes ao Tribunal e pode ganhar a vaga como compensação pela vaga aberta na Assembleia com sua não entrada na disputa eleitoral de 2014. A idade também seria uma vantagem, já que Vereza tem 61 anos, por isso, ficaria menos tempo na vaga que Pagung, que tem 44 anos.



O deputado Atayde Armani, que se recupera de uma cirurgia, está fora da Casa, o que esfriou um pouco o debate. De qualquer maneira, seu nome não é um dos favoritos à corrida pela vaga no Tribunal de Contas.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/