Quinta, 16 Mai 2024

Procuradoria Eleitoral denuncia Edson Ribeiro por propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) denunciou o ex-candidato a prefeito de Vitória Edson Ribeiro por propaganda eleitoral antecipada. A denúncia é de que ele, visando à disputa de deputado federal em 2014, tem utilizado a rede social Facebook para fazer campanha antes da data permitida pela Justiça Eleitoral. 
 
Em sua página no site de relacionamentos, Edson mantém um álbum intitulado “PR 2013 se prepara para 2014 - Eu sou + Edson Ribeiro para 2014”, que contém fotos do evento no qual ele se filiou ao Partido da República (PR). Também há diversas postagens nas quais deixa clara sua candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições do ano que vem. O Ministério Público Eleitoral (MPE) quer a retirada de conteúdo do Facebook e multa de R$ 25 mil
 
Segundo a análise do procurador Regional Eleitoral, Flávio Bhering Leite Praça, as postagens receberam diversas curtidas, têm muitos comentários e compartilhamentos, o que demonstra que a intenção de divulgar a imagem do pretenso candidato foi atingida. Em uma das fotos, inclusive, um usuário da rede social comenta: "Meu candidato para deputado federal Edson Ribeiro”. 
 
Além de anunciar antecipadamente sua candidatura no Facebook, Edson Ribeiro já levanta um de suas possíveis bandeiras eleitorais, que ele mesmo chama de “indústria da multa capixaba”, com o objetivo de popularizar e polemizar a questão das multas de trânsito, que também foi sua bandeira eleitoral em 2012.
 
Em junho passado, o MPE enviou aos diretórios regionais de partidos políticos um documento alertando sobre qualquer forma de publicidade com imagens, nomes, slogans ou mensagem subliminar divulgando pretensos candidatos às eleições de 2014.  
 
Na recomendação, o procurador Flávio Bhering Leite Praça solicitou, ainda, que os promotores eleitorais ficassem atentos à realização desse tipo de prática, sobretudo à publicidade com mensagens em outdoors, em jornais e nas redes sociais (Facebook e Twitter, principalmente).  Na época, dois pré-candidatos chegaram a ser multados por conta de propaganda antecipada no próprio Facebook. Além disso, foram obrigados a retirar o material de veiculação.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/