Nacionalmente, o PT vem seguindo uma estratégia de renovação de suas lideranças. Essa estratégia foi consolidada com a eleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mas esse movimento não tem condições de se estabelecer no Espírito Santo. No Estado, as principais apostas do partido são lideranças já conhecidas do eleitorado.
A maior aposta do partido para 2014 é a eleição do ex-prefeito de Vitória, João Coser, ao Senado. Para conseguir essa façanha, o partido vai ter que alinhar o governador Renato Casagrande (PSB) com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), esse último uma liderança com quem Coser se alinhou durante seus dois mandatos à frente da prefeitura.
O problema da renovação no PT capixaba está na dinâmica do partido que ficou diminuído nas últimas décadas, no cenário político. Desde a ascensão de Vítor Buaiz ao governo do Estado, o partido não disputa mais o Palácio Anchieta.
A senadora Ana Rita Esgario perde o mandato no próximo ano e não há garantias de que Coser irá ocupar a vaga da colega petista. A bancada na Assembleia, que terá este ano cinco deputados, não deve se repetir em 2014. O partido também deve perder no próximo ano a vice-governadoria, tanto que Givaldo Vieira parece estar em plena campanha para a Câmara dos Deputados.
Essa disputa, aliás, deve ser a mais difícil para o PT diante do campo congestionado de lideranças que devem entrar na eleição câmara dos Deputados. Além de Givaldo Vieira, a deputada federal Iriny Lopes deve disputar a reeleição. Também devem tentar a vaga, Helder Salomão e Perly Cipriano.
Em 2010, o partido tentou uma novidade, colocando na disputa de deputado federal um de seus quadros técnicos, o economista Guilherme Lacerda. Apesar de ter uma boa votação, Lacerda voltou à direção do BNDES.
Outra novidade que surgiu no partido foi o vereador de Vila Velha, João Batista Babá. Na eleição de 2012, ele lançou candidatura a prefeito, mas foi “abandonado” pelo partido em plena campanha, acabou comprometendo uma reeleição para vereador.
Já o deputado Claudio Vereza, uma figura de proa do partido, não aspira voos altos. O deputado pleiteia a vaga do Tribunal de Contas a ser aberta no final deste semestre, o que conflita com o ideal defendido pelo partido de concurso público para conselheiro do Tribunal de Contas.

