Sexta, 03 Mai 2024

Rede articula nova investida para coletar assinaturas no Estado

Rede articula nova investida para coletar assinaturas no Estado

Os integrantes da Rede Sustentabilidade do Estado realizam esta semana mais uma atividade de coleta de assinaturas para ajudar na meta de chegar ao fim do mês com 300 mil apoiadores ao novo partido, que precisa coletar ao todo 550 mil assinaturas até outubro deste ano para que possa oficializar a nova sigla. De 22 a 28 deste mês os aliados da presidenciável Marina Silva intensificam as movimentações em todo o Estado.



Segundo um dos coordenadores do novo partido no Espírito Santo, Roberto Beling, a meta é fazer com que os 100 apoiadores capixabas registrados no site nacional da Rede, encampem o projeto 1 + 30, em que cada apoiador cadastrado se compromete a conseguir 30 assinaturas de apoio ao novo partido.



A restrição ao surgimento de novos partidos, aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados, que retira tempo de TV e fundo partidário das novas siglas, pode trazer um benefício para o grupo. Para os meios políticos, ao aprovar a restrição, que transpareceu como uma investida direta contra a candidatura de Marina Silva à Presidência da República em 2014, pode mobilizar a população em solidariedade contra o casuísmo da medida.



Marina Silva aparece nas primeiras sondagens como a principal adversária à reeleição da presidente Dilma Rousseff, ultrapassando o PSDB, o adversário histórico do PT, que vai investir na candidatura do senador mineiro Aécio Neves; e a novidade da disputa, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB.



Candidata em 2010, Marina Silva venceu o primeiro turno em Vitória e Vila Velha, e saiu da disputa com um capital de 20 milhões de votos. Ela aposta na fadiga de material creditada à disputa entre petistas e tucanos e em uma nova proposta política de sustentabilidade para as eleições de 2014, embora prefira não antecipar o debate eleitoral.



Na primeira parcial da rede, divulgada no início do mês, o Espírito Santo demonstrou empatia com o projeto e foi responsável por 10% das assinaturas conquistadas. A meta no Estado é conseguir 30 mil assinaturas. Os apoiadores do projeto já passaram dos 11 mil nomes e a expectativa é de que o Estado supere a marca estipulada até outubro.



De passagem pelo Estado na última sexta-feira (19), Marina Silva se reuniu com os apoiadores da Rede e agradeceu a aprovação dos capixabas ao projeto de criação do partido. Sobre os arcos de aliança para o próximo ano e as divisões internas do partido, Marina contemporizou, afirmando que os integrantes do novo partido tem laços com suas antigas siglas e viu com normalidade a aproximação de lideranças da Rede.



Ela reforçou, porém, as diretrizes da nova sigla, estipuladas em Resolução, que vão valer para o próximo ano e afirmou que quando o processo eleitoral tiver início, os aliados do partido serão definidos pela afinidade ao projeto da Rede.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/