Sexta, 19 Abril 2024

Sérgio Vidigal é eleito novamente prefeito da Serra

vidigal_e_vice_votacao_divulgacao Divulgação

Liderando todas as pesquisas desde o início da campanha eleitoral, o deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) voltará ao comando da cidade mais populosa do Espírito Santo, a Serra.

Com 100% das urnas apuradas, ele somou 111.749 votos, o que equivale a 54,9% dos votos válidos, derrotando seu rival no segundo turno, o vereador Fábio Duarte (Rede), candidato do atual prefeito e ex-aliado Audifax Barcelos (Rede), que alcançou 45,1% dos votos válidos. No município, o número de votos brancos e nulos somou 8,65% dos votos totais, o que pode ser uma manifestação de insatisfação de parte do eleitorado com a alternância de poder entre Vidigal e Audifax, que vem desde 1997.

Após a confirmação da vitória, o prefeito eleito agradeceu a Deus, à família, sua equipe e aos eleitores. "O futuro começa a ser escrito esta noite, e será do jeito que a nossa cidade merece. Teremos uma Serra unida e forte! Serei o prefeito de todos, sem distinção. A esperança que depositam em mim me dá ainda mais força e determinação para conduzir a Serra pelo caminho seguro do desenvolvimento", declarou, reforçando que trabalhará para fortalecer a saúde, educação, segurança e emprego.

No primeiro turno, o candidato do PDT atingiu 47,46% dos votos e largou em vantagem sobre o adversário da Rede, que teve 19,39%, superando o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que  figurava em segundo lugar nas pesquisas prévias mas obteve 16,87%. No segundo turno, a última pesquisa do Ibope/Rede Gazeta, divulgada na sexta-feira (27), indicava 62% a 38% dos votos válidos a favor de Vidigal, distância maior do que a registrada no abrir das urnas.

Sérgio Vidigal foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004, quando elegeu como sucessor o então aliado Audifax Barcelos. Voltou a comandar a prefeitura e novo mandato entre 2009 e 2012, mas foi duas vezes derrotado por Audifax nas eleições seguintes, em 2012 e 2016.

Com 63 anos, Sérgio Vidigal é médico de formação e atua na prefeitura da Serra desde a década de 1980. A primeira eleição que venceu foi em 1988, como vereador do município. Em 1994 foi eleito deputado estadual, deixando o mandato para assumir a prefeitura pela primeira vez. Chegou a ser candidato a governador em 2006, tendo ficado em segundo lugar derrotado no primeiro turno por Paulo Hartung, então no PMDB. Exerce mandato como deputado federal desde 2014, tendo sido reeleito em 2018.

Suplente

Quando assumir a prefeitura da Serra, Sérgio Vidigal deixará o cargo de deputado federal, que será ocupado pelo primeiro suplente de sua coligação, o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD), derrotado ainda no primeiro turno em seu município este ano.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/