Sexta, 26 Abril 2024

TRE divulga parcial com os nomes dos doadores de campanha dos candidatos

Termina no próximo domingo (2) o prazo a segunda prestação de contas parcial da campanha. Os candidatos e os diretórios partidários, juntamente com seus comitês financeiros, começaram a apresentar o balancete do primeiro mês de campanha nessa terça-feira (28). A lista parcial, no entanto, não revelou grandes valores de campanha, nem os nomes de doadores conhecidos do eleitorado, embora ainda faltem os relatórios de alguns dos principais candidatos da disputa deste ano, justamente aqueles que estão fazendo campanhas mais vistosas. 



Mas, mesmo antes de terminar o prazo, já é possível conferir a lista de doadores de campanha e a receita de cada candidato a prefeito e vereador. Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral disponibiliza aos eleitores a lista com a identificação dos doadores e fornecedores contratados durante o curso da campanha eleitoral.



Por determinação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), os dados apresentados pelos candidatos e partidos na primeira prestação de contas parcial já podem ser acessados.



Até a última eleição geral, ocorrida em 2010, os eleitores só tinham acesso à lista de doadores e fornecedores após a realização do pleito, quando da entrega da prestação de contas final dos candidatos. A parcial pode ser conferida aqui.



Os dados declarados pelos candidatos estão no formato Excel, e os interessados podem fazer a pesquisa, entre outros, pelos seguintes comandos: estado, município, partido, cargo, nome ou CPF do candidato, nome do doador e valor da receita.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/