Estudantes universitários de Linhares que estudam nos municípios vizinhos (Colatina e Aracruz) estão se sentindo prejudicados com a suspensão do transporte gratuito fornecido pela prefeitura. Nessa terça-feira (02), eles foram à Câmara Municipal pedir o apoio dos vereadores para receber o benefício que vinha sendo assegurado nos últimos três anos.
A Comissão de Estudantes Universitários alega que muitos deles não têm condições de pagar o transporte. Há um cadastro de 130 alunos nessa condição. A petição foi protocolada na Câmara.
Segundo a comissão, a busca pelo estudo em outros municípios e a necessidade do transporte público gratuito é por causa do déficit na variedade de cursos no município. O custeio do transporte escolar universitário é praticado em vários municípios brasileiros.
Na tribuna da Câmara, o representante da comissão, Djalma Nunes, lembrou que o pedido tem sustentação nos princípios da dignidade humana e da universalização do ensino, quando dizem que é dever dos Estados e municípios a garantia de condições para favorecer o ensino, desde o fundamental até o superior e profissionalizante.
O presidente da Câmara, vereador Miltinho Colega (PSDB), disse que todos no legislativo estão mobilizados para que os estudantes reconquistem o benefício.