Depois da polêmica no diretório do PR de Vitória, com a indicação de nova direção pelo presidente regional do partido, senador Magno Malta, presidente regional do sigla, anuncia mais uma mudança nesta segunda-feira (6). O vereador Gedeão Enrique Svensson foi nomeado para comandar o diretório no município da Serra.
A escolha de Gedeão aconteceu porque, segundo a direção do PR estadual, o presidente do diretório serrano, Flávio Serri havia renunciado ao cargo desde o dia 16 de abril. A mudança também tem relação com o posicionamento do partido na disputa estadual do próximo ano.
Serri é ligado ao secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite. Ele ocupa a mesma pasta na prefeitura do município. Vandinho faz parte do grupo que desenha uma debandada do PR, em uma tentativa de enfraquecer o projeto do senador em disputar o governo do Estado em 2014, em oposição ao governador Renato Casagrande.
Na Serra, o PR ocupa duas secretarias municipais na gestão do prefeito socialista Audifax Barcelos. O partido rejeitou a vaga de vice no palanque do prefeito para abrir espaço para o PT. Mas atuou como principal força auxiliar do palanque do candidato do governador Casagrande no município e que venceu a disputa contra o candidato de Malta, o ex-prefeito Sérgio Vdigial (PDT).
Além das duas secretarias, o PR tem dois vereadores. Gedeão é mais ligado ao senador e apoia sua candidatura ao governo no próximo ano. A mudança no diretório fortalece o projeto do senador, que coloca no comando do partido local um aliado.