Quinta, 25 Abril 2024

Vereador propõe criação da Comenda Lula Rocha em Cariacica

lula_rocha_facebook Facebook

O vereador de Cariacica, André Lopes (PT), protocolou nesta quarta-feira (24) o Projeto Decreto Legislativo 01/2021, por meio do qual propõe a criação da Comenda Lula Rocha, em referência ao militante do Movimento Negro e dos Direitos Humanos falecido aos 36 anos, no dia 11 de fevereiro. A Comenda tem como objetivo homenagear ativistas de destaque na luta contra a discriminação racial, sempre no dia 21 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

André Lopes não acredita que a Comenda já possa ser entregue no próximo mês, já que há um decreto que proíbe audiência pública e sessão solene em decorrência da pandemia do coronavírus, além do fato de faltar tempo hábil para os trâmites nas comissões e votação no plenário. O vereador, porém, se mostra otimista com a aprovação da matéria. Ele informa que já conversou com 12 dos 19 vereadores, e que todos se mostraram favoráveis.

André Lopes defende que a comenda se chame Lula Rocha porque o militante sempre foi uma "pessoa honrada, idônea, ativa e presente nas atividades do município e Estado". Destaca também que ele era morador do bairro Santana, em Cariacica, e um dos fundadores do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

"Por toda sua militância, era uma verdadeira referência da luta por igualdade racial e inclusão social. A atuação do Sr. Lula Rocha no município de Cariacica foi de fundamental importância para a formação e desenvolvimento dos mais diversos debates contra a criminalização da juventude negra e pela defesa da vida nas periferias", diz a justificativa da proposta.

O projeto também destaca a atuação de Lula Rocha no Fórum Estadual de Direitos Humanos, Pastoral Operária, Fórum Igrejas e Sociedade em Ação, Rede Afirmação de cursinhos populares e outras entidades e movimentos.

Comenda Padre Gabriel

Outra liderança popular de Cariacica já tem uma comenda em sua homenagem. Proposta pelo então vereador Seu Pedro (PT), em 2014, a Comenda Padre Gabriel é destinada a pessoas que se destacaram na atuação em defesa dos direitos humanos. O próprio Lula Rocha já a recebeu. Padre Gabriel Félix Roger Maire foi um sacerdote francês que chegou em Cariacica em 1980. Foi assassinado em 1989. O crime nunca foi elucidado e prescreveu. Padre Gabriel se destacou na luta pela moradia, pelos direitos das mulheres, na comunicação popular, nos movimentos de trabalhadores e outros espaços de militância.

Partiu Lula Rocha, lutador imprescindível

Ativista do movimento negro e dos direitos humanos, o capixaba de 36 anos faleceu nesta quinta-feira
https://www.seculodiario.com.br/politica/partiu-lula-rocha-lutador-imprescindivel

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Fábio Giori Smarçaro em Quarta, 24 Fevereiro 2021 22:05

Excelente iniciativa que reconhece a importância e o potencial da militância de Lula Rocha. Parabéns André pela iniciativa. Espero que a câmara aprove a proposta e que muitos cidadãos e Cidadãs cariaciquenses se espelhem no exemplo de luta de Lula.

Excelente iniciativa que reconhece a importância e o potencial da militância de Lula Rocha. Parabéns André pela iniciativa. Espero que a câmara aprove a proposta e que muitos cidadãos e Cidadãs cariaciquenses se espelhem no exemplo de luta de Lula.
Amanda Black em Quinta, 25 Fevereiro 2021 09:51

Me desculpe, mas acho que deveriam se preocupar em criar leis para melhorar a vida de nós pretos, e não ficar criando leis para ficarem fazendo homenagens para um ou para outro. Homenagens como estas "comendas" é mera politicagem sem efeito prático nenhum e só demonstra desperdício de tempo e dinheiro público para fazer política.
Péssima atitude do vereador branco André Lopes achando que ajuda nós pretos e pretas. Uma pena perder tempo com estas coisas e não faz nada para mudar a realidade nossa que ficamos sem empregos, sem estudo e sem respeito. Queremos atitudes e não politicagem barata que só envergonha a memória e a luta de LULA. Rocha

Me desculpe, mas acho que deveriam se preocupar em criar leis para melhorar a vida de nós pretos, e não ficar criando leis para ficarem fazendo homenagens para um ou para outro. Homenagens como estas "comendas" é mera politicagem sem efeito prático nenhum e só demonstra desperdício de tempo e dinheiro público para fazer política. Péssima atitude do vereador branco André Lopes achando que ajuda nós pretos e pretas. Uma pena perder tempo com estas coisas e não faz nada para mudar a realidade nossa que ficamos sem empregos, sem estudo e sem respeito. Queremos atitudes e não politicagem barata que só envergonha a memória e a luta de LULA. Rocha
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/