Reeleito com 66,45% dos votos em Conceição da Barra, norte do Estado, o prefeito Jorge Donati (PSDB0 vai encontrar em seu novo mandato um perfil diferente na Câmara Municipal. Seis dos 11 vereadores que compõem o legislativo formaram um grupo, batizado de “bancada de coalizão ética”, que pretende intensificar a função fiscalizadora do vereador.
O grupo conta com representantes de cinco partidos e participação dos vereadores Juvenal Ferreira Estevão, o Juvenal Enfermeiro (PTB), Rogério de Oliveira Rufino – o Rogério da Cobraice (PTB); Nildécia Vieira de Oliveira, a Nega (PDT); Alessandro dos Santos Coitinho, o Lezório (PRP); Hermes da Conceição (PSB) e Carlos Rosário Duarte, o Carlinhos (PT).
A intenção dos vereadores é fiscalizar os atos do prefeito, acompanhar a aplicação dos recursos públicos e o respeito ao que está definido no orçamento. Segundo um blog local, o Nexus Assessoria, unidos, os seis vereadores estão dispostos a mudar a imagem da Câmara e para isso pretendem ter uma atuação focada nas principais reivindicações da população.
A principal ferramenta que o grupo pretende utilizar para isso é a lei federal que garante o acesso às informações. Isso não significa, porém, que os vereadores vão fazer oposição a qualquer custo contra o prefeito tucano Jorge Donati. Não estão incluídos no projeto denúncias e discursos inflamados contra a administração municipal.
Até porque não é uma estratégia inteligente se levantar contra o prefeito reeleito com maioria dos votos. Donati tem uma boa aceitação popular, mesmo enfrentando processos na Justiça suspeito de envolvimento em homicídios. No ano passado, o prefeito foi preso em duas oportunidades.