Terça, 23 Abril 2024

Espírito Santo irá intensificar testagem para Covid-19 no mês de abril

nesio_reblin_testagem_sesa Sesa

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou nesta segunda-feira (5) que, a partir deste mês, haverá massificação das testagens de Covid-19 na Atenção Básica. Ao todo, como aponta, já foram disponibilizados 120 mil testes de antígeno e, nesta semana, serão distribuídos mais 190 mil para os municípios capixabas.

Nas consultas, os pacientes com suspeita da doença serão testados sem aguardar a janela PCR. Caso o resultado seja positivo, será indicado isolamento e as pessoas com quem convive também passarão pelo teste. Quando o resultado for negativo, será preciso se manter em isolamento até que uma nova testagem seja feita de três a oito dias depois.

De acordo com Nésio, cerca de 80% dos pacientes com Covid-19 têm sintomas leves e devem ser assistidos pela Atenção Básica. O secretário destacou, ainda, a necessidade de os municípios adotarem legislações municipais que obriguem o uso de máscara, cabendo às gestões públicas municipais também a fiscalização.

O secretário afirma que, com aumento das testagens, possivelmente aumentará o número de casos confirmados no Espírito Santo. Ele indica a estabilização de casos confirmados nos últimos 10 dias e, também, a redução de internações por casos não relacionados à Covid-19. A previsão para esta semana, afirma, é de início da estabilização dos óbitos.

Além disso, destaca, a ampliação de leitos continua, com a meta de chegar a 1,1 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda este mês, o que, de acordo com o secretário, se equipara à quantidade aberta em toda a pandemia por estados mais populosos que o Espírito Santo, como a Bahia.

A abertura de leitos de enfermaria no Hospital Materno Infantil, na Serra, ainda esta semana, segundo Nésio, possibilitará a implantação de 30 novos leitos de UTI no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, no mesmo município. A ideia, afirma, é a abertura de novos leitos em todas as regiões capixabas. Também será possibilitado aos municípios habilitar, junto ao Governo do Estado, o funcionamento de leitos de enfermaria para Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Embora haja demora maior no tempo de resposta para demandas, ainda há capacidade de atendimento para os pacientes nas UTIs, garante Nésio. Quanto à transparência nos leitos Covid da rede privada, o secretário informa que, até o momento, somente sete hospitais alimentaram o painel de ocupação de forma adequada, que será publicado nesta quinta-feira (8), mesmo sem os dados, e indicando as unidades que não prestaram as informações.

95 mortes

Nesta segunda-feira (5) o Espírito Santo registrou 95 mortes por Covid-19 por causa da doença, totalizando, em toda a pandemia, 7.767 óbitos. Também foram verificados mais 2.284 novos casos, chegando a 390.884 infectados desde março de 2020.

Os números, segundo Nésio, representam o registro e a documentação dos óbitos do final de semana e da sexta-feira de feriado, resultando em recordes nesta segunda e nesta terça devido à violência da pandemia, mas também ao atraso dos registros.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/