Sexta, 29 Março 2024

Espírito Santo deve receber mais de um milhão de doses de vacina em julho

vacina_rovena_rosa_abr Rovena Rosa/ABr

A expectativa para o mês de julho é de que o Espírito Santo receba mais de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19. A informação, segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, foi obtida em reunião com o Ministério da Saúde na última quarta-feira (24). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (28), da qual também participou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Ainda de acordo com Nésio, julho será um mês de alerta, com poucas e pequenas flexibilidades, uma vez que menos de 50% da população está vacinada. A cobertura vacinal no Estado, até o momento, ultrapassou os 40%. Além disso, a perspectiva é de que em setembro pessoas com mais de 18 anos já tenham sido imunizadas pelo menos com a primeira dose. Há, ainda, a possibilidade de vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos em dezembro.

O secretário chamou atenção para o fato de que os municípios devem abrir agendamento para novas faixas etárias somente quando atingir pelo menos 90% de cada público. Ele alerta que as gestões municipais não podem competir para ver quem atende primeiro uma nova faixa etária, pois isso prejudica o processo de imunização. "Se abre agendamento para 35 anos sem atingir 90% do público de 40, o de 40 vai ter dificuldade de acessar a vacina", aponta.

Quanto ao "turismo de vacina", ou seja, o fato de pessoas de outros estados chegarem ao Espírito Santo para vacinar, o secretário afirmou que estão sendo estudadas formas de evitar que isso aconteça, para que os capixabas não tenham o acesso à imunização dificultado. Algumas das possibilidades são exigir título de eleitor na hora de vacinar e impedir o acesso de IPs de outros estados.

O secretário também falou sobre o projeto "Viana Vacinada", por meio do qual os moradores desse município, com idade entre 18 e 49 anos, que não estão nos grupos prioritários e não foram vacinados, podem participar. O estudo é desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é medir a eficácia da meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).

Nésio informou que a segunda dose, aplicada por meio do projeto, está prevista para 12 de agosto. De acordo com ele, Viana será o primeiro município capixaba com cobertura vacinal em duas doses e um dos primeiros do Brasil.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/