Quinta, 28 Março 2024

​Idosos representam 65% dos que não retornaram para a segunda dose da AtraZeneca

vacinacao_marcello_casal_jr_abr Marcello Casal Jr./ABr
Dos 12,7 mil capixabas que tomaram a vacina AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) e não retornaram para complementação do esquema vacinal, cerca de 65% são idosos acima dos 60 anos, o que representa 8,2 mil pessoas. O levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (22), foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano, até o último dia 20 de março.

"A primeira dose inicia o processo de geração da imunidade e a segunda consolida. Esse grupo precisa ser protegido e fica aqui o meu apelo a todos aqueles que têm vínculo, que seja responsável legal ou os idosos com autonomia, verifiquem o momento de tomar a D2", ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, reforçou o alerta, ressaltando que, apesar do cenário epidemiológico ser de estabilidade no número de óbitos, a população idosa apresenta a maior taxa de letalidade pela Covid-19, por isso, a importância de garantir 100% da cobertura vacinal deste público.

Ainda esta semana, o Estado fará o envio de mais de 150 mil doses da AstraZeneca, que chegaram nesse domingo (20), para que os municípios iniciem a aplicação das segundas doses. A antecipação do envio, completando dez semanas de intervalo (70 dias), é uma orientação encaminhada nesta terça aos municípios capixabas, visando a garantir o acesso aos cidadãos dentro do prazo recomendado.

O Programa Estadual de Imunizações tem realizado semanalmente listagem nominal de pessoas que ainda não compareceram para receber a segunda dose. Os dados são encaminhadas aos municípios sob a orientação de realizar a busca ativa destas pessoas por meio da atuação das equipes de Atenção Primária em Saúde do território. Na semana do dia 7 de junho ao dia 18 do mesmo mês, 3,9 mil pessoas retornaram ao serviço de saúde para receber a segunda dose, representando uma redução de 23%.

Uma nova estratégia iniciada nessa segunda-feira (21) pela Secretaria da Saúde é o envio de mensagens SMS para os cidadãos que se encontram com esquema da vacina AstraZeneca em atraso, em mais de 85 dias. O objetivo é garantir uma comunicação assertiva e direta com a população, de forma a auxiliar na complementação do esquema vacinal. O envio será realizado semanalmente.

Reserva técnica

Os municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória receberam nesta terça-feira (22) uma nova remessa de 8,2 mil doses de vacinas da reserva técnica para dar continuidade à primeiras doses do público geral. Foram entregues 4,9 mil doses da AstraZeneca e 3,2 mil da Pfizer/BioNtech.

A antecipação das doses da reserva técnica é uma estratégia estadual para poder ampliar e antecipar a vacinação de primeiras doses. A escolha dos quatro municípios se deu devido à logística de entrega e ao número de munícipes.

Com o recebimento de uma nova remessa ainda esta semana, segundo previsão do Ministério da Saúde, o Programa Estadual de Imunização fará a readequação e o desconto de doses a essas cidades.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/