Domingo, 19 Mai 2024

Imunização em meninas contra o HPV vai ter início em 2014 no Estado

Depois do anúncio do Ministério da Saúde sobre a inclusão na rede pública da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), o governo anunciou que, no Estado, mais de 59 mil meninas de 10 e 11 anos devem ser vacinadas. O HPV é responsável por alguns tipos de câncer em homens e mulheres. 
 
Os dados fornecidos pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) preveem que em 2014 o público contemplado com a vacinação seja ainda maior do que o registro mais recente, de 2011. 
 
A vacina oferecida protege contra quatro tipos virais do HPV e evita em até 90% o surgimento do câncer de colo de útero, que é uma das doenças mais comuns causadas pelo HPV. Além dele, o HPV pode causar câncer na vagina, ânus, vulva e verrugas genitais. 
 
A inclusão da vacina na rede pública é considerada um grande avanço, já que até então ela só era ofertada na iniciativa privada, com valor médio de R$ 250. Em primeiro momento, o Ministério da Saúde vai trabalhar com uma campanha em postos de saúde e escolas públicas e particulares para abranger a população feminina com 10 e 11 anos. Em 2015, a imunização será destinada apenas a meninas com 10 anos. 
 
Essa faixa etária foi escolhida porque o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. A imunização completa se dá com três doses. 
 
   

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/