Sexta, 19 Abril 2024

Mesmo com novo hospital, Estado tem déficit de mais de dois mil leitos

Mesmo com a inauguração do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no último sábado (23), o Estado continuará com um déficit de mais de 2.500 leitos hospitalares. A afirmação é do deputado  Hércules Silveira (PMDB). Segundo ele, o novo hospital não resolverá os problemas de falta de leitos no Estado. 

 
Classificado como uma obra grandiosa, o hospital com 424 leitos foi apresentado pelo governo como a maior e mais moderna unidade hospitalar construída no Estado. Entretanto, segundo o deputado, é cada vez mais urgente a criação novos leitos no Estado. Para que a situação melhore de fato, Hércules afirma que é preciso apressar as obras de ampliações dos hospitais da Grande Vitória. "Ainda sim, faltariam leitos", alerta o deputado. 
 
“O novo hospital irá amenizar a situação, mas nem a reabertura da nova área do Hospital São Lucas [em reforma] poderá mudar essa situação. Serão mais de 300 leitos. Número bem distante do déficit de mais de dois mil leitos que ainda restarão”, ressaltou. 
 
A situação do Estado é tão grave, alerta o deputado, que para conseguir vagas para internação o governo, muitas vezes, está transferindo pacientes da Grande Vitória para hospitais dos municípios do interior, como São José do Calçado, Colatina e São Mateus. “Tem hora que o governo quer comprar leito, mas não há leitos disponíveis”, disse. 
 
A falta de leitos é apontado como o grande problema da saúde pública no Espírito Santo. No ano passado, Hércules fez um apelo aos novos prefeitos para que fosse dado mais atenção à saúde municipal, desafogando os hospitais estaduais. 
 
Na ocasião, o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) informou que o País perdeu 42 mil leitos na rede pública de saúde. No mesmo período, o Espírito Santo perdeu 627 leitos.  
 
De acordo com o CRM, o São Lucas está nesse contexto. Desde que passou a funcionar no Hospital da Polícia Militar (HPM), a unidade perdeu metade dos seus leitos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/