Sexta, 26 Abril 2024

Onze municípios aderem ao portal único de agendamento de vacinas

astrazenica_secom Secom

Dos 78 municípios do Espírito Santo, 11 já aderiram ao Vacina e Confia Espírito Santo, plataforma que tem como um dos seus objetivos concentrar em um único portal o agendamento de vacinas por parte de moradores de várias cidades capixabas. O portal começa a funcionar a partir desta terça-feira (13). Os municípios são Laranja da Terra, Pedro Canário e Mucurici, no norte; Mimoso do Sul, Iconha e Jerônimo Monteiro, no sul; Cariacica, na Grande Vitória; Iúna e Ibatiba, na região do Caparaó; e Domingos Martins e Alfredo Chaves, na região serrana.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a expectativa é de que, até o fim deste mês, a maioria das cidades capixabas já tenha aderido ao sistema. No primeiro momento, o objetivo é "consolidar o registro de vacinas e movimentação de estoque", para posteriormente, colocar em prática o agendamento de vacinas, como informa Nésio.

O portal poderá ser acessado pelo endereço www.vacinaeconfia.es.gov.br e foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O portal irá registrar não somente as informações geradas a partir desta terça, mas também apresentar todo o histórico do processo de imunização no Espírito Santo. A disponibilização da quantidade de doses recebidas e aplicadas por cada cidade é obrigatória. Já a adesão ao agendamento online de vacinas é facultativa, cabendo a decisão à cada gestão municipal. Além de agendar a vacina, o cidadão poderá saber as vagas ofertadas e os horários disponíveis, mas não será possível saber o fabricante do imunizante.

Para Nésio, a plataforma possibilitará melhor organização da oferta de imunizantes, motivo de reclamações devido às dificuldades de agendamentos, e evitará o que chamou de "turismo local de vacina", ou seja, pessoas de um determinado município indo vacinar em outros. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirma que o Vacina e Confia Espírito Santo será uma plataforma permanente, servindo para agendamento de vacinas mesmo no pós-pandemia.

Municípios que mais vacinaram

Nésio destacou que os municípios do interior são os que mais têm imunizado a população geral acima de 18 anos com a primeira dose. Em primeiro lugar vem Laranja da Terra, região serrana, com 54,8% da população vacinada; depois, Apiacá, no sul, com 54,67%; São José do Calçado, na região do Caparaó, com 53,47%; Itaguaçu, no sul, com 53,2%; e Alegre, também no sul, com 52,5%.

Em todo o Espírito Santo, mais de 60% das pessoas acima de 18 anos foram imunizadas com a primeira dose. Segundo Nésio, pessoas com mais de 30 anos correspondem a 72,9% dos casos confirmados e 98,6% dos óbitos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/