Quinta, 25 Abril 2024

Estado lança portal único para agendamento de vacinas contra a Covid-19

lancamento_vacina_confia_foto_Secom Secom

O Vacina e Confia Espírito Santo, um sistema de informação voltado para o agendamento da imunização e gestão das vacinas contra a Covid-19, foi apresentado nesta quinta-feira (8), no Palácio Anchieta. A iniciativa visa a solucionar as dificuldades relatadas pela população nos municípios capixabas desde o início da campanha nacional, em janeiro deste ano. 

O portal poderá ser acessado pelo endereço www.vacinaeconfia.es.gov.br e foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para o governador Renato Casagrande, trata-se de "um avanço na transparência total da gestão da pandemia". Os municípios irão lançar no sistema as doses que recebem e que aplicam, como informa, sendo possível o acompanhamento em tempo real do processo de imunização nas 78 cidades do Estado.

A apresentação do sistema foi feita em coletiva de imprensa da qual participaram Casagrande; o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; o pesquisador da UFRN, Fernando Lucas; e a secretária municipal de Saúde de Vila Velha e presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde, Cátia Cristina Vieira Lisboa.

Os dados serão lançados no sistema a partir da próxima terça-feira (13). O portal irá registrar não somente as informações geradas dessa data em diante, mas também apresentar todo histórico do processo de imunização no Espírito Santo. A disponibilização da quantidade de doses recebidas e aplicadas por cada cidade é obrigatória. Já a adesão ao agendamento online de vacinas é facultativa, cabendo a decisão a cada gestão municipal.

Além de agendar a vacina, o cidadão poderá saber as vagas ofertadas e os horários disponíveis, mas não será possível saber o fabricante do imunizante. "As pessoas que agendarão a primeira dose saberão o fabricante somente ao chegar no local de vacinação", informa Nésio.

O portal também possibilitará ao usuário acessar o comprovante de imunização. Já o governo poderá informar, por meio de e-mail ou SMS, o atraso na vacinação de quem não agendou a segunda dose.

O pesquisador da UFRN, Fernando Lucas, garante que o sistema solucionará um problema que tem sido recorrente em todos os municípios, que é a dificuldade de agendamento de vacinas em decorrência da quantidade de pessoas acessando ao mesmo tempo o site. "O sistema foi dimensionado para suportar grande número de acessos", explicou.

Outra vantagem da ferramenta, segundo Nésio, é que ela colocará fim "no prejuízo na divulgação dos dados de desempenho da imunização no Espírito Santo", uma vez que conforme relata, números como os do Localiza SUS, do Ministério da Saúde, estão em constante atraso.

Chegada de vacinas

O Espírito Santo recebe, nesta semana, 78m1 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Na noite desta quinta-feira, serão 56,1 mil da Pfizer/BioNTec, destinadas à aplicação de primeiras doses ao público geral por faixa etária. Na manhã desta sexta (9), chegarão mais 22 mil doses da Coronavac/Butantan, direcionadas para o Plano Nacional de Operacionalização Vacina contra a Covid-19.

As vacinas serão encaminhadas à Rede de Frio Estadual e serão distribuídas aos municípios da Grande Vitória e às regiões de Saúde Central, Norte e Sul, ainda nesta sexta. As cidades que estiverem abaixo dos 80% na taxa de utilização das doses, receberão 50%. A outra metade ficara guardada na Rede Regional de Frio até o município atingir a meta definida.

Influenza

O Espírito Santo, segundo Casagrande, receberá 1 milhão de doses da vacina contra Influenza. No próximo sábado (10), serão disponibilizadas 15 mil vacinas no município de Viana, disponíveis para moradores dos outros municípios da região metropolitana. A iniciativa busca "liberar as cidades da Grande Vitória para a vacinação contra a Covid".

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/