Segunda, 06 Mai 2024

Representante do Conselho Gestor do Dório Silva defende permanência da Utin no hospital

O representante do Conselho Gestor do Hospital Dório Silva, Antônio Odilon Araújo Rocha, falou nesta segunda-feira (4) na Tribuna Popular da Assembleia, sobre a possibilidade de fechamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital.  



Nos últimos meses, profissionais da Saúde, moradores da Serra e usuários dos serviços do hospital vêm se manifestando contra a possibilidade de transferência dos leitos da Utin para o Hospital Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. O gestor salientou que o movimento foi organizado e teve capacidade de diálogo, diante dos índices conflituosos apresentados para a transferência.  



Antônio ressaltou que a Serra é um município pobre, com problemas estruturais no território. No entanto, a atenção primária à Saúde é satisfatória no município – que tem duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Por isso, os principais problemas deságuam na alta complexidade, que tem retaguarda no Hospital Jayme Santos Neves, também na Serra.  



Ele disse que o Jayme Santos Neves não se preparou para a transição e que o perfil do Dório Silva – que era de ser a retaguarda do novo hospital – não se executou.  



Por isso, diante da necessidade de ampliar os leitos de internação adulto do Dório Silva para ficar na retaguarda do Jayme Santos Neves, cogitou-se transferir a Utin da unidade para o Himaba. Entretanto, a transferência poderia trazer transtornos ainda maiores para a população da Serra, do norte do Estado e até mesmo do Sul da Bahia.    



Antônio salientou que, diante desta situação, não houve outra solução que não fossem as manifestações. O resultado das mobilizações foi uma resolução do Conselho Estadual de Saúde (CES), homologada pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, que estabelece que a Utin do Dório Silva não vai ser fechada e que os leitos não vão ser transferidos para o Himaba. No entanto, para que a resolução passe a valer, ela precisa ser publicada. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/