Sábado, 18 Mai 2024

Segunda fase da vacinação contra o HPV começa em 1 de setembro

A segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começa a ser aplicada no Estado no dia 1 de setembro. A primeira dose foi aplicada em meninas com idades entre 11 e 13 anos entre março e junho deste ano. A expectativa do Ministério da Saúde é que 86.675 meninas recebam a segunda dose da vacina contra o vírus que é o principal causador de do câncer de colo de útero. 
 
A vacina é aplicada em meninas porque o ideal é que sejam imunizadas pessoas que ainda não tenham tido contato com o vírus, que é transmitido, na maioria das vezes, sexualmente. As vacinas serão aplicadas nas escolas públicas e privadas e em unidades de saúde, assim como na primeira fase da campanha.  
 
Nem todos os municípios do Estado aderiram à campanha de vacinação nas escolas, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientam aos pais das meninas com idades entre 11 e 13 anos que receberam a primeira dose a procurarem a unidade de saúde mais próxima da residência. 
 
Os pais que não quiserem que as meninas sejam vacinadas nas escolas terão de assinar um termo de recusa de vacinação, que é padrão e distribuído antes da ação na escola. Já nas unidades de saúde não há necessidade de autorização ou de acompanhamento dos pais ou responsáveis.
 
Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda é aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.  

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/