Sábado, 18 Mai 2024

Vacinação contra o HPV em Vitória está acima da média estadual e nacional

A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Vitória segue até o dia 10 de abril, mas os índices dos primeiros dias de campanha já são comemorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
 
Até agora, já foram vacinadas na Capital mais de 2,3 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Esse número representa aproximadamente 32% de cobertura do público-alvo. O índice supera a média de adolescentes vacinadas em âmbito estadual, que ficou em 20%, e nacional (15%). 
 
A meta da Prefeitura de Vitória é imunizar cerca de 8 mil meninas contra o HPV, o que representa 80% do público-alvo. 
 
O vírus do HPV é, na maioria das vezes, sexualmente transmissível e de fácil transmissão. A estimativa é que 80% da população brasileira já tenha tido contato com o vírus, mas não o desenvolveu. Além do câncer de colo de útero, o HPV também é responsável pelo câncer de vagina, ânus, vulva, além de verrugas genitais.    
 
A vacina contra o HPV é injetável e aplicada em três doses, sendo que a segunda será após seis meses da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacinação continua sendo aplicada em escolas públicas e privadas da capital, conforme cronograma elaborado pela Semus.
 
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
Apesar de a vacinação estar contribuindo para a diminuição dos casos no País, a realização de exames preventivos – como o Papanicolau – ainda é essencial para monitorar a ocorrência de tumores. A mulher deve ir ao ginecologista para se submeter ao preventivo uma vez ao ano.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/