Sábado, 20 Abril 2024

Greve de trabalhadores de terceirizada da Samarco chega ao fim

Os trabalhadores da empresa Veyance Technologies Services, que atuam na área da mineradora Samarco, em Anchieta, no sul do Estado encerraram, nesta terça-feira (11), a greve deflagrada na última quinta-feira (6). O impasse entre os trabalhadores e a empresa chegou ao fim após a audiência de conciliação,  na última segunda-feira (10),  mediada pelo Ministério do Trabalho.
 
A Veyance se comprometeu a atender às reivindicações dos metalúrgicos. A empresa garantiu que vai conceder aos empregados cinco jogos de uniformes a cada seis meses e fará a troca gradativamente, conforme o desgaste. Ela também já trouxe de volta o trabalhador acidentado que havia sido transferido para Minas Gerais, para ser tratado no Estado. 
 
A respeito das reclamações sobre a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e as denuncias de ameaças feitas pelos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos do Estado (Sindimetal-ES) optou por entrar com ações contra a empresa para reparar os danos sofridos pelos empregados. 
 
Ficou marcada para o dia 20 de março, no Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) uma nova reunião para definir as questões voltadas aos vestiários, que foi das reivindicações dos trabalhadores que, por estarem em condições precárias, têm causado transtornos a todos os empregados.
 
Além disso, os metalúrgicos ainda conseguiram o abono de 100% dos dias que estiverem em greve.
 
Os metalúrgicos denunciaram que não recebiam uniformes novos, o que levava os operários a trabalharem com blusas e calças rasgadas, botinas furadas e descoladas. Além disso, eles também reclamaram que não há quantidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) suficiente para todos os trabalhadores e que os poucos que restavam estavam sucateados.
 
O assédio moral também foi relatado pelos trabalhadores ao Sindimetal-ES, que reclamaram que um encarregado teria insultado um técnico em segurança que o havia advertido por não estar usando EPI. Eles acrescentaram que este mesmo encarregado vinha ameaçando os trabalhadores de demissão desde quando iniciaram os protestos.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/