Sexta, 29 Março 2024

Caminhos atravessados

neucimar_leonardo_sa-2 Leonardo Sá
Leonardo Sá

Partido de Gilberto Kassab, comandado no Estado pelo deputado federal Neucimar Fraga, o PSD, enquanto não amarra seu projeto eleitoral, tem "ciscado" para todos os lados. Nesta quinta-feira (10), avançaram as conversas com Paulo Hartung (sem partido), que teriam foco na Presidência da República. O ex-governador deve se filiar ainda este mês ao partido e colocou seu nome à disposição, como representante da terceira via, que tem defendido com unhas e dentes. A área do Senado também não está descartada, podendo disputar a única vaga que será aberta no Espírito Santo. Do outro lado, o PSD mantém seus acenos para o palanque do ex-presidente Lula, com acertos na mesa já tratados em estados como o Ceará, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A aliança vai na contramão do projeto de filiação de Hartung, que tem gritado aos quatros cantos "nem Bolsonaro, nem Lula", e já figura, hoje, com um dos principais personagens da terceira via. Fora o ex-governador, o partido de Neucimar também trabalha, no cenário da presidência, com as candidaturas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e tenta conquistar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda no PSDB. Hartung, é bom lembrar, até outro dia negava toda e qualquer candidatura e sempre foi mestre nessas jogadas e, também, em recuos eleitorais! Caso qualquer uma das histórias, de fato, se consolide, porém, terá um outro caminho atravessado. Desde que assumiu a cadeira na Câmara, no início deste ano, como suplente, Neucimar Fraga entrou para o time dos mais-mais bolsonaristas. No projeto partidário e de sua reeleição, tudo indica, vai ter que abandonar a atual paixão política e trocar a camisa.

Em aberto
A negociação entre PSD e PT também ocorre em paralelo a outra em curso desde o ano passado, entre o partido de Lula e o PSB, do governador Renato Casagrande, ainda sem êxito. Uma das possibilidades ventiladas recentemente, que tem a preferência de Lula, é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se filiar ao PSD, para compor a chapa como vice.

Em aberto II
No caso do PSB-PT, o impasse segue, agora em torno da criação de uma federação, que envolve ainda PV e PCdoB. O partido enfrenta divisão interna e Casagrande é um dos contrários à federação. Ele também evita falar da aliança com Lula, para evitar respingos antecipados no projeto de reeleição.

Alô, Justiça!
O ex-senador Magno Malta (PL), em campanha para retornar ao cargo como nome apoiado por Bolsonaro, infringiu a legislação eleitoral em evento oficial nessa quarta-feira (9). Informação publicada na Folha de S.Paulo, transcreve o trecho dito por ele, ao lado do presidente...

Alô, Justiça II!
..."Precisamos reconduzir esse homem ao poder, à reeleição. Depois dele, outro conservador e depois outro conservador". O evento, custeado com verba pública, marcou a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, em Jardim de Piranhas (RN).

Desserviço
O ex-senador também apareceu na imprensa nacional nesta semana, devido à propagação de desinformação sobre as vacinas. O Projeto Comprova, do Estadão, verificou vídeo divulgado nas redes sociais em que Magno afirma que leite materno é como um imunizante para as crianças e reitera que essas não devem se vacinar contra a Covid-19, sob risco, pasmem, de terem comorbidades e até impedir que meninas tenham filhos no futuro.

Desserviço II
O conteúdo checado teve mais de 144 mil visualizações no Facebook até o dia 9 de fevereiro e, sem dúvida, contribui para a propagação das fake news que têm prejudicado a campanha de vacinação. O vídeo de Magno foi desmentido por agências e especialistas da área.

Índices
Candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou reajuste de 10% para os servidores públicos do Estado e, no caso de profissionais da Saúde e Segurança Pública, de 20%. Os índices acirram os ânimos já exaltados por aqui, com o reajuste anunciado pelo governador Renato Casagrande, que passou longe da reivindicação: 6% aos servidores no geral e 10% para Segurança Pública.

Visita
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), virá a Vitória no dia 11 de março, para palestrar na audiência pública "Cenários e Perspectivas: A Economia do ES em Debate, que será realizado no Centro de Convenções de Vitória. O evento faz parte do estudo "Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-Pandemia". A informação foi divulgada por Da Vitória (Cidadania).

Nas redes
"Alô, capixabas! Votei contra o PL do veneno! O povo brasileiro precisa urgente de comida na mesa e não de veneno na mesa". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Realidade paralela

Enquanto o PSD reage a Bolsonaro e cria comissão pelo impeachment, Neucimar exalta protestos, enrolado na bandeira do Brasil. E tem mais...
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/realidade-paralela

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/