Sexta, 19 Abril 2024

Realidade paralela

neucimarfraga_bandeira_redessociais Redes sociais
Redes sociais

Enquanto o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, faz duras declarações contra Jair Bolsonaro e suas ameaças golpistas e de desobediência ao Supremo Tribunal Federal (STF), proferidas nos atos de 7 de Setembro, passando o partido a integrar nesta quarta-feira (8) um grupo que pretende tratar do impeachment, o deputado federal e presidente estadual da legenda, Neucimar Fraga, enrolado na bandeira do Brasil, exibe em suas redes sociais textos e vídeos exaltando o protesto realizado em Brasília, do qual participou. Para ele, nos atos que pediram o fim do STF e defenderam intervenção militar, "não ouviu nada demais da boca do presidente"; que "o povo mostrou de forma cívica e respeitosa, que está disposto a lutar pelo direito à liberdade em defesa da nossa democracia"; e que acredita "num Brasil independente, livre de censuras e prisões ilegais". Depois do tom dessa terça, o PSD, que estava fora dos pedidos feitos até então, instituiu uma comissão para acompanhar e analisar o crime de responsabilidade por Bolsonaro, sinalizando apoio oficial às medidas, que, agora, ganham novo fôlego. Mas, na contramão dos movimentos nacionais, envolvendo também outras legendas, Neucimar segue vidrado no presidente e nos graves fatos incentivados por ele, de olho, por tabela, nos votos bolsonaristas que persistem no Estado desde 2018, vide as manifestações realizadas até hoje no trajeto entre Vila Velha e Vitória.

Realidade paralela II
Também fora do eixo, ficaram os representantes do DEM no Estado. O partido e o PSL, que negociam fusão, reagiram ao presidente com uma nota de repúdio, em que defendem a democracia e criticam o uso dela para "fins de discórdia, disseminação de ódio, e ameaças aos pilares da própria Democracia". Por aqui...

Realidade paralela III
...a deputada federal Norma Ayub preferiu fazer referências ao 7 de Setembro de maneira mais velada e até confusa. Ao mesmo temo em que postou foto dos protestos com mensagens como "Oremos pelo nosso Brasil", defendeu em uma publicação o fortalecimento dos três poderes.

Bloco
Além do PSD e DEM, entraram nas discussões sobre o impeachment outros partidos como o PSDB, MDB, PV, Solidariedade e Cidadania. Prometem tomar decisões. Em breve.

Sem surpresas
No caso do Cidadania, coloca em foco outro parlamentar do Estado, o coordenador da bancada capixaba, Da Vitória. A publicação dele nas redes sociais já diz tudo. Com foto da Terceira Ponte lotada de manifestantes pró-Bolsonaro, escreveu: "7 de setembro marcado por atos de patriotismo no Espírito Santo e em todo o Brasil. Os capixabas mostraram seu amor e união pelo País".

Voltando a Neucimar...
...ele já tinha gravado um vídeo de convocação para os protestos de Brasília e São Paulo, em que repetiu o discurso de Bolsonaro, ao manifestar "indignação com algumas instituições e membros do STF". O amor político do deputado pelo presidente, como já dito aqui, foi revelado após assumir a cadeira na Câmara como suplente. Na campanha de 2020 à prefeitura de Vila Velha, quando saiu derrotado, ele manteve o assunto fora dos holofotes.

Papelão
A propósito, a classe política capixaba, no geral, vive numa espécie de "Nárnia", desconexa do que tem acontecido no País e até mesmo no Estado. Alguns completamente omissos, outros reproduzindo discursos repugnantes e intoleráveis.

Bingo!
Na hipótese de "andar" algum pedido de impeachment, todos até agora guardados a sete chaves pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alguma dúvida de como se posicionaria a maioria da bancada capixaba?

Local
Fora de Brasília, por onde passa o processo, Theodorico Ferraço, outra liderança antiga do DEM, nada disse sobre essa terça. Já o apadrinhado do casal, Diego Libardi, escalado para a presidência estadual da legenda, publicou um vídeo sobre a data, inicialmente sem tomar posição clara, mas depois inseriu imagens dos protestos "verde e amarelo". O mais recente integrante do partido, o ex-senador Ricardo Ferraço, assim como o pai, nada também.

Genérico
Do lado do PSL, o deputado estadual Alexandre Quintino, que preside a executiva estadual, postou a bandeira do Brasil, mas não cravou posição também. "Nossos deveres e direitos de cidadãos devem ser reafirmados perante nossa nação, despertando em nossas mentes e corações a responsabilidade e compromisso por um Brasil cada vez mais livre, democrático e que respeita sua Constituição".

A que ponto chegamos...
Uma manifestação que defende o fim do Supremo e ataca ministros, com participação de promotores e procuradores do Espírito Santo? Parece surreal, inimaginável? Mas aconteceu. As fotos, publicadas em redes sociais, circulam nos bastidores. E pode, Ministério Público (MPES)?

A que ponto chegamos II...
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem regras para publicações em redes sociais que envolvam conotação político-partidária. Neste caso, o "buraco é ainda mais embaixo", com ameaça à instância máxima da Justiça, que reagiu nesta quarta-feira e apontou crime de responsabilidade pelo presidente Bolsonaro.

Nas redes
"Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional". Presidente do STF, Luiz Fux.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 3

Seu Madruga em Sábado, 11 Setembro 2021 01:22

Parabéns aos deputados que manifestaram a favor do Brasil, a favor da liberdade de expressão, contra a prisão de jornalistas e deputado que tem coragem de dizer a verdade sobre alguns membros desse supremo que não sabe o que é uma CF. NÃO HÁ ESPAÇO PARA ISENTÕES, NADA DE FICAR EM CIMA DO MURO. BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.

Parabéns aos deputados que manifestaram a favor do Brasil, a favor da liberdade de expressão, contra a prisão de jornalistas e deputado que tem coragem de dizer a verdade sobre alguns membros desse supremo que não sabe o que é uma CF. NÃO HÁ ESPAÇO PARA ISENTÕES, NADA DE FICAR EM CIMA DO MURO. BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.
cazelli em Quarta, 15 Setembro 2021 14:06

Neucimar....vergonha dos votos que dei ....

Neucimar....vergonha dos votos que dei ....
juan em Quarta, 15 Setembro 2021 23:08

Os deputados em questão, não estão nem ai para o Brasil. Como todo bom liberal, só pensam em seus bolsos. A manada, de peito estufado e orgulhosa de sua ignorância, defendem os ricos, achando que com isto, vão aparecer bem no Instagran e Facebook. The game is over!

Os deputados em questão, não estão nem ai para o Brasil. Como todo bom liberal, só pensam em seus bolsos. A manada, de peito estufado e orgulhosa de sua ignorância, defendem os ricos, achando que com isto, vão aparecer bem no Instagran e Facebook. The game is over!
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/