Sexta, 29 Março 2024

'Sincronia' tucana

luis_colnago_vandinho_leonardo_sa Leonardo Sá
Leonardo Sá

Com as articulações eleitorais a todo vapor, chamam atenção os movimentos do PSDB capixaba em Vitória nos últimos dias. O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas se movimenta para um lado, o ex-vice-governador e ex-presidente estadual do partido, que assumiu na atual gestão a função de vice, César Colnago, para outro, e o atual "comandante" do ninho tucano, deputado estadual Vandinho Leite, "pega" uma terceira direção. No caso de Luiz Paulo, como antecipado aqui recentemente, foi fechada uma "Aliança Cívica por Vitória", que une PSDB, Rede - do vereador Roberto Martins - e o PP. Não falam do provável "cabeça de chapa", mas são pré-candidatos tanto Luiz Paulo, dependendo para isso de autorização da Justiça, quanto Martins. Colnago, por sua vez, tem participado de encontros com o presidente da Câmara Municipal, Cleber Felix, que teve seu nome reforçado em reunião partidária nessa terça-feira (4). No final de semana, Clebinho anunciou mais uma presença de Colnago em café da manhã, desta vez, para apresentação dos pré-candidatos a vereador do DEM. Já Vandinho Leite atua alinhado com o também deputado Lorenzo Pazolini (Republicanos), que está nas ruas para pavimentar candidatura, mas também não nega candidatura à vereadora Neuzinha de Oliveira, que insiste em disputar, e, dia desses, após Luiz Paulo ressurgir na cena, se reuniu com Vandinho para, como afirmou, "conversar sobre o protagonismo da Capital". De todos esses personagens, os únicos que chegam perto de se encontrar nas movimentações são do mesmo grupo: Colnago e Vandinho. Isso se estiver em consolidação, nos bastidores, uma parceria entre o PSDB, Clebinho e Pazolini, e ainda o PMN, já sinalizada tempos atrás, com o palanque do Republicanos em destaque. Mas, aí, vai faltar combinar com a Nacional, caso Luiz Paulo possa concorrer, com a própria Neuzinha, e com os filiados do ninho. O partido, que precisa se reerguer no Estado, neste caso, atuaria na segunda principal vitrine política do Estado apenas como coadjuvante.

'Nas internas'
No encontro com Vandinho, divulgado por Neuzinha nas redes sociais, ela afirma que apresentou uma pesquisa de consumo interno realizada pelo Instituto Panorama (iPan), solicitada pela Nacional do PSDB Mulher, "com excelente resultado", garantiu. Os números, porém, só ficaram "nas internas".

Sucessora
Única mulher na Câmara, a vereadora defende que seria a única também no pleito da Capital – Luzia Toledo (MDB) chegou a ser cotada, mas não aparece em movimentações de fato - e que não deixaria "órfão" o legislativo municipal, já que montou uma chapa, como aponta, com 10 candidatas "com visão e estratégia política".

Racha
Os movimentos do PSDB na Capital são o retrato de sua divisão interna dos últimos anos, entre grupos pró-Renato Casagrande, que orbitam em torno de Luiz Paulo, e pró-Hartung, que remete às gestões polêmicas de Colnago à frente do ninho, que sofreu debandada após o partido se tornar submisso aos projetos pessoais do ex-governador.

Racha II
Vandinho chegou ao final dos efeitos da desastrada campanha eleitoral do PSDB de 2018, compondo com Colnago. O ex-vice-governador, como se sabe, também integra o diretório Nacional, que impôs o retorno de Luiz Paulo ao PSDB este ano, após tentativa do ninho de Vitória impedir a nova filiação.

Racha III
No projeto de Luiz Paulo, estão alinhados o deputado estadual Emílio Mameri, o vice-presidente da executiva estadual, José Pereira Lima, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Thomaz Tomassi. Todos signatários da "Aliança Cívica por Vitória".

Procura-se
Por falar no MDB, Luzia, etc. e tal, cadê as candidaturas do partido em evidência? Outra legenda que precisa se reerguer, que tem sido campeã de briga judicial e divisão interna, mas que, a essa altura, continua apagada nas articulações. Os grupos que se enfrentam são os ligados ao ex-deputados federais Lelo Coimbra e Marcelino Fraga.

PDT-PT
O deputado federal Sérgio Vidigal, que pilota o PDT no Estado, anunciou em vídeo que circula nas redes sociais, aliança do partido com o PT em Pinheiros, extremo norte do Estado. Os nomes são do advogado Tadeu Sá (PDT), que se coloca na disputa à prefeitura, e Gil do Sindicato (PT), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

PDT-PT II
A aliança entre os dois partidos deve se repetir em outros municípios este ano. Em Vitória, o ex-prefeito João Coser (PT) já abriu a mesa de negociação com Vidigal, como tratado pela coluna recentemente. Caso "vingue", bom negócio para Coser, que tenta sair do isolamento e não conta com outros partidos de esquerda em seu projeto eleitoral.

PDT-PT III
A legenda de Vidigal, por sua vez, não tem candidato em Vitória. Já na Serra, o próprio deputado é o nome apontado pelo PDT. O PT sacrificaria a candidatura da assistente social Fernanda Souza no município administrado por Vidigal por três mandatos.

PENSAMENTO:
"A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade". Friedrich Nietzsche

PSDB-Rede-PP

Luiz Paulo ressurge na cena eleitoral ao lado de Roberto Martins, para assinar
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/psdb-rede-pp

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/