Sábado, 04 Mai 2024

Após pedido do Ministério Público de Contas, Setop suspende edital de projeto de ciclovia na Terceira Ponte

Após pedido do Ministério Público de Contas, Setop suspende edital de projeto de ciclovia na Terceira Ponte
A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) suspendeu o edital de concorrência pública para construção de ciclovia na Terceira Ponte. A decisão, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18), vem após o Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC) emitir recomendação pela suspensão do edital no final de novembro.
 
O pedido do MPC se fundamenta na ausência de parecer jurídico por parte da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e análise econômico-financeira da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). 
 
A licitação foi publicada em setembro, após ser a proposta de iniciativa popular mais votada no site do Orçamento de 2015, o que lhe conferiu a qualidade de prioridade. Antes, em maio, o governador Renato Casagrande (PSB) se reunira com cicloativistas para discutir o projeto. Há anos os ciclistas capixabas pedem uma via exclusiva na ponte.
 
O edital determinava a elaboração de estudo de concepção e viabilidade técnica, projeto básico e projeto executivo para a construção de passeios e ciclovias na ponte. O valor da licitação é de R$ 2.160.845,29. 
 
O MPC destaca que “nos procedimentos licitatórios compete, especificamente, à Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo, manifestar-se nas hipóteses em que a lei exija parecer jurídico, ainda que conste manifestação da assessoria jurídica da Secretaria de Estado responsável pela licitação”. Também destaca que a ausência de parecer da PGE nas minutas dos editais de licitação e dos contratos fere a Lei de Licitações. 
 
O órgão ainda recomenda que a continuidade do certame só aconteça ante a apresentação dos pareceres da PGE e da Secont.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/