Quinta, 25 Abril 2024

​Blogueiros do ES participam de e-book para fomentar turismo pós-pandemia

ConventoDaPenha_CreditosChristianDiego Christian Diego

Quatro blogueiros de viagem do Espírito Santo participam do e-book Lugares Apaixonantes pelo Brasil, que busca apresentar lugares de todo o País para fomentar o turismo pós pandemia, além de arrecadar fundos para o combate à Covid-19. Segundo o turismólogo e guia de turismo  Marcelo Ribeiro, do blog Guia & Turismo, um dos capixabas que aderiram à iniciativa, locais da Grande Vitória, norte, noroeste, sul e da região serrana estão contemplados no e-book.

Capa do e-book. Créditos: Divulgação

O Lugares Apaixonantes pelo Brasil é inspirado em uma iniciativa semelhante desenvolvida na Itália. Os blogueiros desenvolveram o projeto voluntariamente. O e-book será distribuído como recompensa para quem fizer uma doação a partir de R$ 10, valor mínimo para cobrir os custos da plataforma. O dinheiro arrecadado será destinado para iniciativas de turismo comunitário e sustentável, como as de algumas regiões da Amazônia, que foram escolhidas por meio de votação entre os produtores de conteúdo.

Ao todo são 70 produtores de conteúdo, que disponibilizaram 135 destinos, em 340 páginas, com mais de 200 fotos. Segundo Marcelo, a situação do turismo no Espírito Santo, como no restante do país, está muito ruim. "Pousadas fechadas, restaurantes fechados. Alguns desses estabelecimentos até que estão voltando aos poucos, com todos os protocolos. Os guias que vivem somente dessa atividade estão sem trabalho. Os pontos turísticos estão fechados, as pessoas não estão viajando por medo e insegurança. Sem gente querendo conhecer os lugares, o guia não tem trabalho", afirma.

Marcelo acredita que o e-book pode auxiliar a fomentar o turismo depois da pandemia. "É preciso deixar claro que nosso objetivo é incentivar as pessoas a circular no Brasil e fomentar o turismo nacional somente depois da pandemia, quando for seguro viajar", destaca. O blogueiro afirma que o diferencial do e-book é o fato de ser um guia afetivo. "Não é um guia que dá informações básicas, por exemplo, como chegar ao local, mas onde as pessoas relatam suas experiências. São textos mais afetivos, que provoquem a pessoa a conhecer o lugar", relata.

Os outros blogueiros capixabas que participam do guia são Ana Carolina, do blog Um Olhar Novo; Adriele Lube, Angélica Lube e Janice Sampaio, do Elas Viajando; e Manu, do Dona Viagem. As blogueiras Mari Dutra, do blog Quase Nômade; e Sandra Santos, do Mineirinha n'Alemanha, também escreveram sobre o Espírito Santo, apesar de não serem do Estado.

Redescobrindo Nosso Brasil

Outro e-book está prestes a sair do forno na próxima semana. É o guia Redescobrindo Nosso Brasil, por meio do qual jornalistas e blogueiros de viagem apresentam destinos e atrações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para fomentar o turismo pós-pandemia. Quem apresenta o Espírito Santo é o jornalista Deivson Santana, do blog Capixaba na Estrada. Os locais apresentados por ele foram Vitória; Vila Velha; montanhas capixabas, com foco em Pedra Azul e Venda Nova do Imigrante; e o que ele chama de "top 15 praias da região sul", contemplando Anchieta, Guarapari e Marataízes.
E-book Redescobrindo o Brasil. Créditos: Divulgação

"Me senti lisonjeado pelo convite de representar o Espírito Santo nesse projeto. Selecionar quatro roteiros não foi tarefa fácil, já que o Estado tem tanta coisa interessante para conhecer", diz Deivson. A pré-venda já está disponível. O guia será disponibilizado para quem doar no mínimo 20 reais. Todo o valor arrecadado com as doações será integralmente repassado às entidades sociais selecionadas pelo projeto, que prestam assistência social. Foram escolhidas uma de cada região do Brasil. Dividido por regiões, o guia sugere passeios, curiosidades culturais e gastronômicas.

Praia dos Padres, Guarapari. Créditos: Deivson Santana

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 2

Dauri Correia da Silva em Sexta, 31 Julho 2020 15:15

Ótima ideia!

Ótima ideia!
Kleber Wanderson em Terça, 27 Outubro 2020 14:37

Encontrei esse artigo https://meudireito.online/turismo-pos-pandemia/ que fala sobre as tendências das viagens depois da Pandemia. Ele também fala alguns destinos. Muito legal!

Encontrei esse artigo https://meudireito.online/turismo-pos-pandemia/ que fala sobre as tendências das viagens depois da Pandemia. Ele também fala alguns destinos. Muito legal!
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/