Quinta, 25 Abril 2024

Território do Bem se mobiliza para ajudar estabelecimentos incendiados

cadeiras_online_destrocos_CreditosDivulgacao Divulgação
Em meios às perdas, a solidariedade. Se depender da mobilização das comunidades, duas pequenas empresas do Território do Bem, em Vitória, incendiadas acidentalmente, serão reerguidas para que famílias da região possam voltar a trabalhar e tocar sua vida em frente. Uma é a lanchonete Franguinho Loyola, em Jaburu. A outra, a Cadeiras Online, em Andorinhas. Sensibilizadas com a situação, as comunidades estão arrecadando doações em dinheiro por meio de uma campanha de solidariedade.

A lanchonete Franguinho Loyola é um empreendimento familiar no qual, segundo Fernando Loyola, trabalham ele, a esposa, a filha, um cunhado, além de um funcionário, que é o motoboy. Fernando relata que o incêndio, ocorrido na quinta-feira (7), começou quando a fritadeira industrial ficou ligada acidentalmente, fazendo com que o óleo fervesse demais. O resultado: perda total da fritadeira, de materiais descartáveis, imóvel atingido pelas chamas, salvando-se somente dois freezers. O dinheiro arrecadado por meio da campanha servirá para reformar o espaço e comprar novos equipamentos, já que a mão de obra será voluntária.
Incêndio começou na fritadeira industrial. Créditos: Divulgação

"A campanha é um gesto muito bom. A gente vê que temos ajuda do pessoal do bairro. Todo mundo se prontifica a ajudar", afirma Fernando, que tem urgência em retomar as atividades do Franguinho Loyola, uma vez que, mantendo o estabelecimento fechado, além de não poder atender os clientes que frequentam o local, também acaba sendo prejudicado em aplicativos como o Ifood, já que pode perder visibilidade, não sendo colocado em posição de destaque na qual possa ser visto por um número maior de usuários.

No Cadeiras Online, que presta serviço de manutenção de cadeiras, o incêndio foi na segunda-feira (4), quando, na residência, ao fazer café, houve um escapamento de gás e a labareda atingiu o teto, queimando a parte superior, onde ficava a empresa. Enquanto no Franguinho Loyola ao menos salvaram dois freezers, no Cadeiras Online tudo se perdeu: máquina de costura, prensa, compressor, produtos do estoque, cinco cadeiras de clientes, entre outros. Segundo o proprietário, Rodrigo Marques da Silva, o imóvel também foi atingido pelas chamas.
Destroços após incêndio no Cadeiras Online. Créditos: Divulgação

Rodrigo afirma que o acidente o abalou psicologicamente e que a ajuda da comunidade não é somente financeira, mas também no sentido de, até mesmo, incentivá-lo a comer, já que nem isso tem feito. Voluntários também compareceram ao local para retirar os destroços. Quanto à campanha de arrecadação de dinheiro, Rodrigo afirma que o sentimento dele diante da iniciativa é de gratidão. "Sou muito grato. Fiquei muito atordoado, não tinha condição nem de pensar em como encontrar uma alternativa, aí veio a comunidade e traz essa ideia", diz.

Voluntários retiraram os destroços. Créditos: Divulgação

Açaí solidário

Para ajudar a reerguer o Franguinho Loyola, o Loucos Por Açaí resolveu destinar 50% do dinheiro arrecadado com a venda de açaís para o estabelecimento. A ação ocorrerá neste domingo (10). "A gente resolveu ajudar de alguma forma, dizer que a gente está nessa. Somos comerciantes da região assim como eles e nos sensibilizamos. A crise da pandemia não está fácil para ninguém e a gente tem que se ajudar sempre", diz o proprietário do Loucos por Açaí, Jhones Teixeira da Silva. O Loucos por Açaí fica na rua Maria da Paixão Santos, 179, Jaburu. Telefone: (27) 99839-6751. 

Doações para o Franguinho Loyola:

Pic Pay: @fernando.loyola3
Chave Pix: 09372543713

Doações para o Cadeiras Online:

Pic Pay: @rodrigo.cadeiras
Depósito bancário: Banco do Brasil, Agência: 1609-8, Conta Corrente 46457-0, Titular: Rodrigo Marques da Silva. CPF 073397067-20

Pix: 073397067-20 (CPF)

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

Regina em Quarta, 13 Janeiro 2021 15:22
http://vaka.me/1657627
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/