Quarta, 24 Abril 2024

Estado prepara protocolos para reabrir o comércio no próximo dia 4

comercio_agencia_brasil

Apesar da previsão de pico da pandemia de coronavírus no Espírito Santo no final de abril e início de maio, o governo do Estado prepara protocolos rígidos de segurança que permitam a reabertura ampla do comércio, mesmo em municípios classificados como de Risco Alto, segundo o Mapa de Gestão de Risco lançado há uma semana e atualizado neste sábado (25).

Os protocolos já estão sendo elaborados e devem ser anunciados no próximo sábado (2) para começarem a valer na primeira segunda-feira de maio (4). Na Grande Vitória e outros municípios onde o coeficiente de contaminação é mais alto, as regras serão as mais rígidas e incluem a adoção de dois turnos de seis horas, o primeiro de 10h às 16h e o outro de 13h às 19h.

Até o dia 3, portanto, nos municípios de alto risco, podem abrir as portas somente os serviços essenciais – lojas de alimentos, medicamentos e produtos veterinários – além de autopeças, materiais de construção e salões de beleza. Os demais, podem funcionar em sistema de entrega em domicílio.

Nos municípios de risco moderado, já podem abrir as portas todos os tipos de comércio, porém, com restrições rígidas para funcionamento. Havendo ainda os municípios com risco baixo, onde as regras são menos rígidas.

Com a abertura do comércio em maio, enfatizou o governador Renato Casagrande (PSB), "é importante manter o conceito do isolamento, da não interação", ressaltou, voltando a pedir que todas as pessoas usem máscaras ao saírem de casa e não formar aglomerações sob nenhuma hipótese.

O dobro de leitos hospitalares

Até o dia 30 de abril, o governo do Estado pretende dobrar o número de leitos hospitalares, o que dará mais segurança à decisão de reabrir o comércio em todo o Estado.

O número deve passar dos atuais 184 leitos de UTI e 173 de enfermaria para 353 de UTI e 460 de enfermaria, totalizando 813 leitos, em hospitais estaduais, filantrópicos e privados, exclusivos para Covid-19.

"Essa ampliação de leitos marca a segunda fase de preparação do nosso sistema de saúde e permitirá mudar a matriz de risco no Estado a partir do dia 4 de maio, sob protocolo muito rigoroso", anunciou. Até o dia 3 de maio, portanto, o comércio nas cidades de alto risco continuam como hoje, só abertos os considerados essenciais.

Uma terceira fase de ampliação do sistema de saúde, disse o governador, está prevista e deve acontecer a partir de "um esforço gigantesco" e atingindo uma ampliação mais tímida que a alcançada na segunda. A partir daí, uma quarta ou quinta fase de ampliação dependerá de apoio do governo federal na aquisição de mais respiradores, que o governo do Estado não tem conseguido comprar, devido à grande procura mundial.

Novo mapa

O mapa de gestão de risco atualizado neste sábado incluiu mais dois municípios no grupo de risco alto de contaminação: Bom Jesus do Norte, no sul do Estado, e Fundão, no limite norte da Grande Vitória.

O crescimento do número de casos confirmados apontado no Painel Covid de sexta-feira (24) – Fundão com 14 e Bom Jesus do Norte com oito – foi o motivo da mudança de classificação.

A atualização do Mapa, que a princípio continuará sendo semanal, aos sábados, também elevou as restrições em outros cinco municípios, anteriormente classificados com Baixo Risco e que agora são de Risco Moderado, chegando a 14 os que agora integram o gruo de risco médio.

Venda Nova do Imigrante (10 casos confirmados) e Apiacá (3) alteraram a classificação devido ao crescimento abrupto de novas confirmações ao longo da última semana. Já Ibiraçú, Santa Teresa e São José do Calçado estão mais restritivos por serem vizinhos dos novos municípios com risco alto.

De modo geral, essa primeira semana de monitoramento do Mapa de Gestão mostrou elevação do coeficiente de incidência do Estado, que era de 23 e subiu para 39 por 100 mil habitantes. Alterando também a forma de calcular os coeficientes municipais. Todos os municípios com coeficiente superior a esse são de risco alto; os de coeficiente entre 40 e 59 são de risco médio; e os que tiverem coeficiente superior a 59 são de risco alto.

A portaria com os novos coeficientes e o novo mapa semanal será publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda neste sábado.

"Essa pode ser apenas a primeira onda. Poderão vir outras", disse o governador Renato Casagrande (PSB), ao comentar as mudanças de classificação de risco, lembrando que os dados indicam que a pandemia no Espírito Santo deve se estender por 12 a 18 meses, com oscilações nos picos de elevação e redução da velocidade das contaminações.

Mais 104 casos confirmados

O Painel Covid deste sábado (25) apontou um total de 1711 casos confirmados e 52 mortes no Estado, sendo 104 e 5, respectivamente, nas últimas 24 horas. Vila Velha concentrou um terço das novas confirmações, com mais 35 testes positivos, seguida da Serra, com 22 a mais e 388 no total. O Painel também registrou a realização de mais 410 testes RT-PCR, totalizando 9.183 até agora, e mais 59 pessoas curadas, sendo 468 no total.

Os cinco óbitos registrados foram todos de mulheres com comorbidades, sendo duas moradoras da Serra, com 55 e 71 anos; uma residente em Aracruz, com 76 anos; uma em Santa Maria de Jetibá, com 52 anos; e uma moradora de Vitória, com 90 anos. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/