Quarta, 24 Abril 2024

Mapa de Risco tem 76 municípios em risco baixo e dois em risco moderado

sistematranscon_ceturbes Ceturb-ES

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, em pronunciamento em suas redes virtuais na noite desta sexta-feira (25), o 25º Mapa de Risco Covid-19, que entra em vigor na próxima segunda-feira (5) até o domingo (11), além de protocolos que serão publicados para a reabertura de mais atividades sociais e econômicas, bem como o retorno de 100% da frota do Transcol. 

"Estamos permitindo as atividades de teatro, cinema, feiras de meio ambiente e artesanato, circo e parques de diversões com o protocolo a ser publicado neste sábado (3), nos municípios de risco baixo. Estamos estudando nos próximos dias alguma flexibilização a mais. Já autorizamos eventos até 100 pessoas", disse Casagrande. 

No novo mapa, cai de três para dois o número de municípios em risco moderado (amarelo), com 76 em risco baixo (verde) e nenhum em risco alto (vermelho), extremo (roxo) ou sem risco (azul).

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

No caso dos municípios em risco moderado, a classificação se deu pelo fato de Piúma e São José do Calçado terem população inferior a 30 mil habitantes e registrado uma média móvel de óbitos superior a 0,1, ou seja, um óbito no período de 14 dias.

Para as duas cidades, portanto, não serão permitidas as flexibilizações anunciadas, tampouco a retomada das aulas presenciais autorizadas pelo governo do Estado, mas que são alvos de ações na Justiça impetradas por sindicatos de professores e servidores, visando a suspensão da autorização, para manutenção exclusivamente das aulas remotas até o final de 2020. Na rede privada, a Justiça já se manifestou duas vezes em menos de 24 horas, primeiro suspendendo a autorização de retorno, na quarta-feira (30), e depois restabelecendo a autorização, nesta sexta-feira (2).

Novas regras

Sobre cinemas e teatros, serão incluídas na Portaria nº 100-R, da Secretaria da Saúde (Sesa), as normas sobre venda de ingressos, higienização dos espaços, capacidade das salas, distanciamento a ser observado pelo público, entre outras.

Também será autorizada a realização de exposições e feiras, desde que sejam observadas regras específicas pelos seus realizadores, como, por exemplo, protocolos relacionados à instalação de estandes, controle de acesso e à comercialização ou disponibilização de bilhetes, ingressos, vouchers ou credenciais.

Haverá ainda o acréscimo de regras voltadas aos parques de diversões, como desinfecção de brinquedos e acessórios; demarcação de fluxos de entrada e saída de pessoas para evitar aglomerações; e a promoção de embarque e desembarque dos equipamentos sem contato físico entre visitantes e funcionários.

Transcol

Casagrande também voltou a ressaltar que o Transcol volta a funcionar com 100% da sua frota a partir desta segunda-feira (5). Atualmente, 90% está em operação, atendendo a 60% do volume de passageiros que havia antes da pandemia. "O normal são 600 mil pessoas por dia, agora está transportando 350 mil pessoas", disse.

Entre os mais de 1,4 mil veículos que estarão circulando, 126 estarão equipados com ar-condicionado num sistema de renovação permanente de ar, conforme protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Testagem ampliada

O governador informou que o censo sorológico da educação já começou, com objetivo de testar todos os servidores e professores da rede estadual, bem como o inquérito sorológico das redes municipais e privada, em que uma amostra de professores e alunos também será testada.

Está em vigor ainda, desde meados de setembro, o novo protocolo de testagem, em que todas as pessoas com sintomas gripais, independentemente da idade ou ausência de comorbidade, devem ser testadas. "Se numa família uma pessoa foi identificada com vírus, todos os membros da família precisam ser testados. Importante fazer isso para cercar e isolar o vírus", enfatizou.

Somada ao censo e inquérito da educação, Casagrande voltou a alertar que o Estado viverá uma explosão no número de casos confirmados, sem que isso represente, necessariamente, aumento da velocidade de transmissão, mas sim resultado da ampliação da política de testagem.

"O Rt está abaixo de 1 há sete semanas. Na semana do dia 18 de setembro ficou um pouco acima de 1 na região metropolitana, mas no Espírito Santo está abaixo de 1 há sete semanas. Para que continue dessa forma, é preciso que aplique o protocolo da Secretaria de Saúde, de isolar as pessoas contaminadas e contagiadas, e fazer o teste em todos os seus contatos familiares".

Importante também é "acompanhar a taxa de ocupação de leitos de UTI e a curva de óbitos", reforçou. Sobre a rede hospitalar, atualmente está em 43% a ocupação dos 715 leitos de UTI disponíveis para Covid=19. E sobre os óbitos, a média móvel de 14 dias ainda está caindo, porém na de sete dias já houve aumento (podendo ser reflexo da maior contaminação registrada durante o feriadão de sete de setembro).

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 1

joao em Sábado, 03 Outubro 2020 20:21
http://www.diretodaciencia.com/2020/06/10/ar-condicionado-dos-onibus-e-vetor-para-o-coronavirus/
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/