Quinta, 25 Abril 2024

‘Temos que compartilhar um comportamento de disciplina’, pede Casagrande

casagrande_camisa_branca_olhar_lateral_secom Secom

"É muito importante que as pessoas mantenham a disciplina do uso da máscara, da higiene, do distanciamento e da não aglomeração. Isso é fundamental. Nós nem estamos mais nos referindo à questão do isolamento. É lógico que a gente pede que as pessoas dos grupos de risco se mantenham isoladas, mas a gente sabe que, sete meses depois, o que temos que compartilhar com as pessoas é um comportamento que tenha disciplina, para que a gente seja barreira ao contágio do vírus". 

O pedido foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) em coletiva de imprensa realizada na noite desta sexta-feira (25) em conjunto com os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e da Educação, Vitor de Angelo, ao apresentar o 24º Mapa de Risco Covid-19 e anunciar a autorização para o retorno das aulas presenciais da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, nos municípios classificados como risco baixo, a partir do dia 5 de outubro (rede privada) e do dia 13 de outubro (redes municipais e estadual).

O Mapa tem vigência entre a próxima segunda-feira (28) e o domingo eapresenta 75 municípios em verde (risco baixo), três em amarelo (risco moderado) e nenhum em vermelho (risco alto), roxo (risco extremo) ou azul (sem risco). Os três em amarelo são Montanha, Piúma e São José do Calçado.

A situação é semelhante ao mapa atual, também com apenas três cidades em risco moderado, sendo que duas se mantêm (Montanha e São José do Calçado) e uma voltou para o risco baixo (Ibatiba), tendo sido substituída por Piúma. "É bom que a gente olhe pro mapa, veja que está verde, mas aquele mapa verde é risco baixo, não é ausência de risco", advertiu.

Nesta sexta-feira (25), o Painel Covid-19 confirmou 26 óbitos, número elevado em comparação aos últimos dias, mas que não altera a tendência consolidada de queda do indicador. "Estamos com risco baixo em 75 municípios, temos a média móvel de óbitos de 14 e de 7 dias em queda nas últimas semanas, e para que a gente continue assim, é fundamental que as pessoas continuem tendo cuidado", reafirmou. "É lógico que quando todo mundo vê praias lotadas, bares lotados, restaurantes lotados sem cumprir com o protocolo, todos nós que estamos conduzindo a pandemia ficamos muito preocupados com o que pode acontecer posteriormente", disse. 

Matriz de Risco

O Mapa de Risco é gerado semanalmente com base nos critérios estabelecidos na Matriz de Risco de Convivência, que considera indicadores de ameaça e vulnerabilidade. No eixo ameaça estão: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO: Montanha, Piúma e São José do Calçado.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenco, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitoria.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/