Sexta, 26 Abril 2024

Péssimas condições de estrada prejudicam agricultores em Cariacica

estradacariacica_divulgacao Divulgação

As péssimas condições da estrada que liga Areinha a Duas Bocas, em Cariacica, têm gerado prejuízos para os agricultores da região e o turismo rural. Caminhões e automóveis que transportam produtos, principalmente banana, têm quebrado constantemente ao passar na estrada, o que acarreta gastos com reparo e manutenção.

A situação é relatada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariacica e da Cooperativa de Agricultores Familiares de Cariacica, Davi Dutra de Barcelos. Ele afirma que, pela estrada, são escoadas cerca de 100 toneladas de banana por semana.

Davi diz que a região foi contemplada pelo programa Caminhos do Campo, de pavimentação de estradas rurais e municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), mas no último mandato do governador Paulo Hartung, não houve manutenção, fazendo com que a estrada ficasse precarizada.

O presidente do sindicato relata que, ao reivindicar a melhoria na estrada para o governo Renato Casagrande (PSB), a gestão pública estadual afirmou que diante da precariedade da via não bastava manutenção, sendo necessário um novo projeto de recuperação. Foi prevista uma licitação para o serviço ainda este ano, porém, em agosto, em reunião com o governo do Estado, o sindicato soube que é preciso fazer um estudo de viabilidade econômica diante do contexto de pandemia da Covid-19. Esse estudo, informa Davi, não tem previsão.

Ele salienta que, além das 100 toneladas de banana transportadas por semana, há transporte de outros produtos agrícolas pela estrada. Davi é proprietário de um rancho na região e afirma que a precariedade da estrada atrapalha a chegada de turistas. "O carro quebra direto. Como levar turistas para essa região?", questiona.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do sindicato destaca, ainda, que há uma empresa de doces no local, também prejudicada nas condições de escoamento dos produtos. 
A estrada fica ainda mais precária em épocas de chuva. 

A produção de banana da região é comercializada no Espírito Santo e em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/