quinta-feira, dezembro 12, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 12, 2024
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Vitória inicia estudos para criar plano de mobilidade urbana

Técnicos da Prefeitura de Vitória iniciaram nesta semana os estudos que deverão subsidiar o Plano Municipal Diretor de Mobilidade Urbana (PDMob), que prevê a organização da circulação de pessoas e cargas pela cidade, além de incentivo aos modais sustentáveis. 
 
Para isso, segundo a prefeitura, técnicos das secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) estão nas ruas para realizar os estudos. Um edital de licitação também será lançado para contratação da empresa que irá conduzir os trabalhos. 
 
O secretário de Transportes, Max da Mata, prometeu discutir com os moradores, organizações sociais e representantes de todos os segmentos da sociedade o modelo de transporte e a infraestrutura viária. “Os moradores vão discutir soluções para a circulação na cidade e isso inclui desde a acessibilidade das calçadas, até a ampliação da malha cicloviária e criação de infraestrutura para o uso da bicicleta, como a instalação de paraciclos e o sistema de compartilhamento”, pontuou.
 
Segundo a Lei Federal 12.587, publicada em janeiro deste ano e que exige o plano às cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, o PDMob deverá ser concluído até 2015 e priorizar o incentivo ao transporte público coletivo e aos meios de transporte não motorizados; a integração entre os diferentes modais, e o incentivo a modelos sustentáveis.
 
De acordo com a prefeitura de Vitória, a implantação dos corredores exclusivos para ônibus, conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), e do aquaviário deverão colaborar com o plano municipal de mobilidade. 
 
Max da Mata afirmou que a elaboração do Plano Diretor vai promover novas discussões para a cidade, como restrição a veículos motorizados em locais ou horários pré-determinados; o estabelecimento de padrões de emissão de poluentes, e a dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas ao transporte público coletivo e a veículos não motorizados.

Mais Lidas