Sábado, 20 Abril 2024

A grande família



Tão opaca quanto a transparência do Estado é crítica do presidente do Tribunal de Contas Estadual (TC-ES) Carlos Ranna ao Portal da Transparência do governo estadual, chamando de “opaca” a ferramenta do governo. Bem, vamos lá. Quatro órgãos ficaram de fora desse pacote da “transparência”: Cesan, Banestes, Bandes e Ceturb. Pode ser coincidência, pode não ser, mas das quatro, hoje três são comandadas por figuras que têm ligação umbilical com o ex-governador Paulo Hartung. A Cesan, com Neivaldo Bragato; o Banestes, com Bruno Negris; e o Bandes, com o mais novo amigo de infância de PH, Guerino Balestrassi. Interessante ainda que o próprio Ranna é da “família PH”: lembremos que, antes de ser conselheiro, Ranna foi o auditor-geral do governo Hartung. Que coisa, não?

 
 
Tem mais...
 
Está lá no Portal da Transparência. O ex-secretário estadual de Saúde do governo PH, Anselmo Tozi, aparece como médico da Sesa com vencimentos de R$ 4,735,39 (os dados vão até junho deste ano). Uma pergunta: Tozi não é o atual Diretor de Administração e de Meio Ambiente da Cesan? A questão é pertinente porque concebe outra: ele vai acumular os dois salários, de médico e de diretor?Uma dúvida que tem de ser sanada.   
 
Pindaíba
 
Finda nesta quinta-feira (2) o prazo para os candidatos de todo o Brasil apresentarem a primeira parcial da prestação de contas de campanha. Do jeito que as coisas vão no Espírito Santo, nossos candidatos terão pouca coisa a apresentar.
 
Jogo manjado
 
Desgastado após ter “miado” a manobra da PEC da reeleição, o presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa está recorrendo a um jogo mais velho que andar para frente. Agora que está em baixa, ele anunciou a formação de comissão para tratar do pagamento dos 11,98% devido aos servidores da Assembleia. Conta outra, Ferraço.
 
Estraga-prazeres
 
O governador Renato Casagrande vetou o projeto de lei do deputado estadual Marcelo Coelho (PDT) que declara de utilidade pública estadual a Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas de Santa Rosa e Comunidades Vizinhas, de Aracruz. Seria um afago que Marcelo faria em possíveis eleitores, já que é candidato a prefeito de Aracruz.
 
A voz do coração
 
Dia desses o senador Ricardo Ferraço (PMDB) postou no twitter: “Super boa sorte pra minha conterrânea Larissa e pra Juliana, do vôlei de praia! Cachoeiro bem representado em #Londres2012”. Como bom cachoeirense, Ricardo puxou a sardinha pro seu lado. Mas a questão é que a jogadora de vôlei de praia Larissa França deve estar enjoada de dizer que “só” nasceu no Espírito Santo. Criada em Belém, ela se considera paraense de coração. Portanto, senador, esqueça Cachoeiro - sabemos, é difícil - e ouça o coração da moça. 
 
Cliente...
 
Cliente do Banestes procurou uma unidade para pagar em dinheiro uma cobrança de outro banco. Foi informado que o procedimento não poderia ser efetuado e foi-lhe sugerido outros meios. O cliente não gostou e buscou a ouvidoria, que lhe enviou uma carta com as razões do gerente. 
 
...pra quê? 
 
E o gerente assim arrematou-as: “Caso o cliente não se sinta satisfeito com o nosso atendimento, sugiro procurar uma unidade mais próxima”. Ok, o Banestes pode estar com a razão, nem sempre é possível proceder segundo os desejos da clientela. Mas as palavras do gerente foram um tanto temerárias, não?
 
Boa saída
 
Demorou bastante, mas a Prefeitura de Vitória deu uma bela solução para aquele trevo em que se encontram a Rua Humberto Martins de Paula, a da saída da Terceira Ponte, e a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em direção à Assembleia Legislativa. Aqueles horrorosos gelos baianos foram removidos e deram lugar a um projeti que, além de ter ficado legal, deu mais fluidez ao trânsito naquele trecho, que fica, às manhãs, bem movimentado. 
 
Olé!
 
Ruy Baromeu, da Rede Sim de Rádio e Televisão, deu um tombo na Rede Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo. Ele ficou com o R7, o portal de notícias da Record News.
 
140 toques
 
“... Mas, com certeza, pratico o trabalho, pratico o respeito e a responsabilidade com a coisa pública. (...)”. O deputado estadual e candidato a prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM). Quando secretário de Segurança, no período de Paulo Hartung, esse respeito e responsabilidade não forma lá muito praticados, não.
 
Pensamento
“Ser um homem bom e um bom cidadão não é sempre a mesma coisa”. Aristóteles

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/