Quinta, 25 Abril 2024

A hora e a vez do pepino

Isso é inaceitável! grita o especialista em dietas mirabolantes quando Euthenia chega para a primeira consulta. Como assim? pergunta assustada. Seu excesso de peso, minha senhora! Do jeito que está, vai ter um ataque cardíaco aqui na minha sala. Que exagero, doutor! Por causa desse excesso de peso estou aqui, portanto o senhor deveria me receber com fogos de artifício.

*

Do que sobreviveria um especialista em dietas milagrosas se ninguém gostasse dos excessos de açúcar e gordura que saturam os alimentos modernos? O doutor lhe passa as instruções: a lista do que não pode comer é maior que a lista de clientes da Amazon - seria bem mais simples fazer uma lista do que pode. Tudo isso, doutor? Se eu morrer de fome, o senhor perde a paciente. Ele informa que o excesso de peso mata mais que a fome, haja vista o número de pobres desnutridos no mundo.

*

Desnutrida estarei eu com essa dieta. Se for pra passar fome, não preciso pagar um especialista, posso fazer isso sozinha. Ele rebate com a prometida boa notícia: pepino à vontade! E ri como se receitasse sorvete de morango três vezes ao dia. E assim começa a via crucis - balancinha para pesar miligramas disso e daquilo, longas horas entre meia-refeição e quase nada na outra, amostras de carne, fiapos de frango ou peixe, meio copinho de legumes…Água à vontade, suco em conta-gotas.

*

Eutheria acha que Deus lhe deu o paladar errado - só gosta do que engorda, dá alergia ou entope as artérias. Tem gente que come mais e pior e esquece de morrer. Eutheria gosta de tudo que leva açúcar - e quase tudo que se come tem açúcar - mas a paixão maior é o sorvete de morango: potes e potes abarrotando o freezer. O que fazer? Jogar fora será um desperdício, deixar ficar será uma tentação.

*

A faxineira avisa que terminou a faxina, quer o dinheiro do dia e da passagem. Aceita pagamento em potes de sorvete de morango? Não senhora, mas posso levar assim mesmo. No ônibus? Vão derreter. A gente num liga de tomar sorvete derretido, não senhora. O freezer vazio parece uma foto do Polo Norte que tem na parede - só tem gelo.

*

Primeira semana e a balança finalmente oscila - meio quilo a menos. Aleluia! Eutheria vai ao supermercado reabastecer o estoque de pepino. Nas filas dos caixas todos os carrinhos têm imensos potes de sorvete de morango. Estão todos contra mim? Suspira. Em desespero, vendo o mundo com uma cor esverdeada, Eutheria dá meia volta - vai pegar um pote de sorvete de morango para temperar o pepino.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/