Sexta, 29 Março 2024

Chuvas de abril

As fortunas mudam de mão, algumas rapidamente, umas tantas clandestinamente. Dinheiro é cobra viva, se arrasta em silêncio vai ziguezagueando ali e acolá – por aqui não passou ainda. O mais rico da vez pode ser o pobre de amanhã, ou vice-versa. Antes da Mãe Tereza, houve a Mãe Catarina, em seu tempo a mulher mais rica do mundo. O pai era banqueiro e ao falecer lhe deixou considerável fortuna.

*

Katherine, depois Mãe Catarina, se isolou em um convento, mas seu conselheiro espiritual a convenceu a criar sua própria irmandade. "Temos legiões de santos pobres, santos ricos são tão raros como camelos passando pelo fundo de uma agulha. Mãe Catarina, como ficou conhecida, dedicou seus milhões financiando escolas e treinamento profissional para mulheres negras, ainda não chamadas afro-americanas, e índias, ainda não chamadas Americanas nativas. 

*

Abril se abriu em flores: é primavera no hemisfério norte. Páscoa da Ressurreição, tempo de chocolate e ovinhos de Páscoa. Por que os coelhos entraram nessa festa não está bem claro. Por certo não foram citados na Bíblia, Jesus andando pelo mundo não encontrou algum coelho que tenha feito o bem sem ver a quem. No entanto, aí estão. Sendo prolíficos geradores de descendentes, são símbolos de fertilidade e vida nova. Dizem por aqui: Chuvas de abril, flores de maio.

*

Copiamos tudo dos americanos, e se eles puseram os coelhos nessa história, nós aceitamos de bom grado. Diz a lenda que foram os imigrantes alemães que invadiram a América nos idos de 1700, que trouxeram a tradição do coelhinho da páscoa. A ideia dos chocolates veio depois. Quanto ao ovo, sendo um antigo símbolo de renovação da vida, veio de tradições pagãs. Na tradição cristã, o ovo representa a ressurreição de Cristo. Em Nova York, o Desfile da Páscoa existe desde os primórdios de 1800, e se repete todos os anos. Religiosamente, mas não tem um aspecto religioso, embora as procissões sejam uma tradição do cristianismo. Já diz o ditado, "devagar com o andor que o santo é de barro".

*

A Páscoa é o segundo maior consumidor de balas na América, atrás apenas do Halloween. Primeiro lugar na preferência nacional são os ovos de chocolate, não grandes e bonitos como os nossos. São pequenos, embrulhados em papel alumínio colorido. O segundo lugar em vendas é o jelly beans - uma balinha colorida em formato de feijão. De acordo com os fabricantes de guloseimas, na Páscoa são vendidos 16 bilhões de jelly beans. Haja açúcar!

*

Alguns dos mais famosos nascidos em abril - Leonardo da Vinci, 67; Carlos Magno, Imperador romano, 67; Marcus Aurelius, filosofo romano, 59; William Shakespeare; Hans Christian Anderson, 70; Alice Braga; Mariya Putina, filha do Putin; Charles Chaplin, 88; Maya Angelou, 88.


Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/