Sábado, 27 Abril 2024

Cidadania e boa política

O interesse desta coluna é debater democraticamente, com quem interessar, a importância e o papel da verdadeira política na vida dos seres humanos.

A política está presente na vida de todos nós, gostemos ou não deste fato. Na nossa realidade, ela acontece com nossa participação, defendendo interesses, ou sem, e, portanto, sem a defesa dos mesmos.

A política trata de tudo aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em sociedade, com suas regras, leis e normas, que são propostas e construídas por nós e por quem elegemos para nos representar.

Constituiu-se a partir de nossas relações sociais e seus conflitos, e deve servir para equacioná-los. Dentre estes conflitos, estão a criação e implementação das políticas públicas, que devem servir a todos os cidadãos, em todas suas diferenças de sexo, etnia, religião ou nível social.

O papel da política, por meio de nossos representantes, é o de promover o bem-estar social. Para isso acontecer, a participação dos cidadãos na execução da política tem uma importância fundamental, pois foi uma grande conquista da liberdade individual em nossa sociedade.

É um dever de todo cidadão e cidadã, portanto, participar da vida política de sua cidade, de seu estado e de seu país, e expressar seus interesses e necessidades, elegendo seus representantes para construir a sociedade que desejamos, merecemos e que será construída por meio de nossas ações.

Em última instância, o exercício da política é o do poder, da nossa capacidade e autoridade de conquistar pelo convencimento, o domínio e expressão da nossa vontade na construção da sociedade com justiça e igualdade social, uma sociedade democrática e de bem-estar para todos.

A política faz parte da evolução humana e nos acompanha desde a pré-história, na idade antiga, média, moderna e, agora, contemporânea.

Deve fazer parte de nosso processo de educação, para compreender, questionar e entender o nosso processo político, em todas as suas faces e formas, como nas questões eleitorais, ações de nossos representantes e suas decisões, pois afetam diretamente nossas vidas, tanto nas questões sociais quanto econômicas, e implicam diretamente em nosso bem-estar.

Por tudo isso, devemos acompanhar e participar da política em todas as suas formas, no debate das ideias, na execução das decisões de nossos representantes, seja no parlamento ou no executivo. Podemos participar individualmente ou coletivamente por meio das instituições, que precisam ser fortalecidas em nossa frágil democracia.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

José Carlos Pigatti em Sábado, 10 Julho 2021 16:05

Parabéns ao colunista Caetano e ao Século Diário pela importante matéria, sobre a verdadeira política. Uma coluna educativa para a cidadania do nosso povo. Continuem assim educando nosso povo. Abraços democráticos.

Parabéns ao colunista Caetano e ao Século Diário pela importante matéria, sobre a verdadeira política. Uma coluna educativa para a cidadania do nosso povo. Continuem assim educando nosso povo. Abraços democráticos.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/