Domingo, 28 Abril 2024

E a proporcional?

As movimentações que se desenham em nível nacional e também localmente trazem muitas questões sobre o pleito do próximo ano. Com a antecipação do debate eleitoral, as questões devem tirar o sono também dos candidatos proporcionais para o próximo ano.



A possibilidade de a disputa ao governo do Estado ter dois palanques para valer, gera uma reflexão sobre como ficará distribuída a chapa proporcional nessa divisão. Os deputados estaduais e federais que caminharam com Magno Malta em 2010 vão permanecer no palanque de Casagrande, com quem o PR estava coligado naquele ano?



O PDT de Sérgio Vidigal, aliado de primeira linha de Magno Malta, tem três deputados federais e quatro deputados estaduais. Como será a movimentação deles na disputa à reeleição para a Assembleia e para a Câmara dos Deputados? E os que ainda não têm mandato, mas vão disputar no próximo ano?



E se o PT e o PSB realmente racharem na Nacional, o PT vai mesmo ficar na base de Casagrande, como sugerem suas lideranças? Vai ter que convencer a base. Além disso, João Coser (PT) vem dizendo a interlocutores que tem coragem de puxar um palanque ao governo do Estado ao lado do PMDB. E como ficam os deputados estaduais da base do socialista?



O PMDB com sua enorme e desunida bancada na Assembleia tem o líder do governo e o deputado que entrou pela janela na Casa, também com o apoio do governo. Tem também o ex-governador Paulo Hartung, que está atolado em denúncias e precisa da proteção do governador e de um mandato de qualquer forma em 2014.



O jeito é esperar a acomodação e a confirmação das lideranças que vão disputar as majoritárias aqui e em Brasília, mas pelo jeito, alguns casamentos vão ser celebrados na delegacia.

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/