Sexta, 26 Abril 2024

Em busca do novo

 

O bordão do novo, usado por vários candidatos durante a campanha, parece ter pegado para valer. Pelo menos esse foi o sentimento do eleitor que foi às urnas neste domingo (7). 
 
O resultado na Grande Vitória, que reúne praticamente metade do eleitorado do Estado, funciona como termômetro da eleição capixaba. Em Cariacica, Vitória e Vila Velha, só para citar três municípios, a resposta das urnas foi pelo novo. 
 
Em Cariacica, Juninho surpreendeu a candidata do prefeito Helder Salomão, Lúcia Dornellas (PT) e o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), que se apresentava como favorito. O jeito simples de Juninho e o passado nos campos de futebol conquistaram o eleitorado cariaciquense, que identificou o candidato do PPS como algo diferente, algo novo.
 
Em Vila Velha, independente do pacote de renovação de Rodney, ou o que vem dentro dele, o candidato do DEM conseguiu se “vender” como alternativa a duas candidaturas que prometiam, desde o início do processo eleitoral, polarizar a disputa. Enquanto Neucimar e Max se digladiavam, Rodney crescia em silêncio como alternativa à mesmice. 
 
O fato de um ex-prefeito (Max Filho) estar enfrentando o atual prefeito (Neucimar Fraga) parece ter assustado parte do eleitorado que queria fugir do modelo tradicional. Experimentar algo novo, mesmo sem ter tanta certeza que esse “novo” pode ser bom. 
 
Na dúvida, melhor para Rodney, que com o caixa repleto de dinheiro, conseguiu fortalecer a sua candidatura e acabou chegando na frente de Neucimar, além de barrar Max – filho de uma das famílias mais tradicionais da política canela-verde. 
 
Em Vitória, o discurso do já ganhou do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), ecoado pelas pesquisas eleitorais que mais erraram do que acertaram seus prognósticos, foi calado pela vitória parcial de Luciano Rezende (PPS), que vai para o segundo turno com chances reais de bater o adversário tucano,o mesmo que anunciava uma vitória acachapante sobre os oponentes ainda no primeiro turno. 
 
Não deu, perdeu para o candidato que incorporou, melhor que ninguém, o discurso do novo ao traduzir o bordão “a agente quer mudança” em um gesto sugestivo e aparentemente vencedor. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/