Segunda, 29 Abril 2024

​Fusão entre IA e Direito

A imponente união entre o avanço tecnológico e o cenário jurídico brasileiro tem sido o centro de discussões fervorosas e, agora, a professora e pesquisadora Tainá Aguiar Junquilho nos conduz por uma fascinante viagem no "Projeto Juris Máquina", um documentário que lança luz sobre os impactos diretos dessa transformação na vida de milhões de cidadãos.

No pulsar das cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário revela a complexa teia da inteligência artificial (IA) aplicada ao sistema Judiciário. Tainá Aguiar Junquilho, doutora em Direito com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de Brasília, traz à tona relatos colhidos durante sua pesquisa de doutorado e destaca os desafios que envolvem a aplicação dessa tecnologia no Brasil.

A importância do "Projeto Juris Máquina" é inquestionável, pois não só representa o primeiro documentário sobre a IA aplicada ao direito no sul global, mas também expõe uma realidade já presente em 47 tribunais brasileiros e inúmeras startups dedicadas a impulsionar a revolução digital nos corredores da justiça.

A McKinsey & Company alerta que 23% das tarefas do advogado médio podem ser substituídas por robôs, um sinal claro da transformação iminente no modo como a justiça é administrada. Relatórios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que mais de 44 tribunais, dos 92 no Brasil, já aderiram à inteligência artificial. No entanto, a falta de transparência sobre os benefícios e riscos desses projetos deixa advogados, cidadãos e servidores em uma névoa de incertezas.

A parceria para a promoção da inovação no Judiciário do Espírito Santo, liderada pelo desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, surge como um estímulo para o aumento da produtividade e conclusão da digitalização dos processos. Esse desafio ganha ainda mais importância em um ano eleitoral, onde a eficiência do sistema judiciário será testada mais uma vez, afinal, um dos entraves enfrentados há anos pelos tribunais é a transição para o digital. Muitos processos ainda tramitam em meio físico, em papel, um obstáculo que limita a agilidade e eficiência do sistema judicial.

Tainá Aguiar Junquilho, com seu extenso currículo como doutora em Direito, advogada, CEO da Sentelia e pesquisadora, lidera a abordagem rumo à compreensão dos desafios e benefícios da IA no Judiciário. O "Projeto Juris Máquina", ao entrevistar especialistas e atores envolvidos, visa iluminar as nuances desses projetos, promovendo uma compreensão abrangente na sociedade.

À medida em que avançamos nesta era de mudanças profundas na aplicação da inteligência artificial, o "Projeto Juris Máquina" emerge como uma bússola, guiando-nos na compreensão de como essa revolução impactará não apenas advogados, mas cada cidadão que busca justiça em um mundo cada vez mais digital. Este documentário é mais do que uma análise jurídica; é uma janela para o futuro do nosso sistema judiciário. Mais informações neste link.

Flávia Fernandes é jornalista, professora e autêntica "navegadora do conhecimento IA"
Instagram:
@flaviaconteudo

Emal:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/