sexta-feira, maio 16, 2025
24.8 C
Vitória
sexta-feira, maio 16, 2025
sexta-feira, maio 16, 2025

Leia Também:

Garota, eu vou pra California

A viagem do governador Paulo Hartung  para Los Angeles, na California, trouxe para os meios políticos a leitura de que ele estaria se ausentando do Estado para minimizar os efeitos políticos da manifestação dos servidores públicos, o chamado “apagão”. O afastamento do cargo alegando apenas “questões pessoais”, causou ainda mais especulações.
 
Mas há quem avalie que a questão não é só essa , teria relação também com a movimentação que vem acontecendo em nível nacional. A crise em Brasília vem cobrando dos governadores uma posição sobre as pautas que vem do Planalto, como por exemplo a CPMF. 
 
Os governadores, no dia seguinte ao anúncio do governo de que o imposto poderia voltar, estiveram em Brasília para se manifestar. Mas até o momento, a posição do Espírito Santo não é conhecida. Nem Hartung, que está em licença, nem o governador em exercício César Colnago (PSDB) disseram se são contra ou a favor da volta do imposto. 
 
As últimas incursões de Hartung no cenário nacional, ao lado dos outros governadores do Sudeste, o deixaram em situação complicada, pois as articulações sobre o ICMS, por exemplo, são prejudiciais às movimentações econômicas. 
 
O governador do Estado se coloca fora do foco, evita assim, os desgastes de ter de se posicionar em um momento delicado. Não quer adotar a postura da oposição e colocar em risco a relação institucional, mas também não quer defender o governo do PT que está no olho do furacão. 
 
Por isso, enquanto a situação no Espírito Santo e no Brasil é de fortes tormentas, o melhor mesmo, como diz a música, é ir “pra California e viver a vida sobre as ondas”
 
Fragmentos:
 
1 – Acontece neste sábado (19), a partir das 9 horas, na Câmara de Cariacica, o III encontro municipal do PTB. Na oportunidade, serão lançados nomes para pré-candidaturas à Câmara Municipal e à prefeitura de Cariacica, que terá como pré-candidato a prefeito o vereador Messias Donato.
 
2 – Parece que o deputado Amaro Neto vai mesmo sair candidato por Vitória. O governador Paulo Hartung teria entrado na jogada para que ele saísse do PPS e enfrentasse o correligionário e atual prefeito Luciano Rezende, do mesmo partido. 
 
3 – Nesta sexta-feira (18), o ex-secretário de Esportes Vandinho Leite se filia, finalmente, ao PSDB. Vai ser sem a presença de Aécio Neves, como esperava-se, mas o deputado federal Max Filho promete levar uma caravana para o evento. 

Mais Lidas