Terça, 30 Abril 2024

Mantendo a união

As movimentações das siglas nacionais em busca de posicionamento para 2014 seguem despertando o interesse das lideranças do Espírito Santo. Apesar de os representantes dos partidos integrantes da base do governador Renato Casagrande manterem o discurso de unidade em torno da campanha de reeleição do socialista para o próximo ano.



Todo mundo está de olho no que acontece com os caciques dos partidos, que certamente vai trazer reflexos para a disputa no Estado. Para tentar pressionar o governo, os partidos começam  a pedir espaço, mas a coisa só deve mesmo se inflamar no  início do próximo ano.



No centro da discussão está a movimentação do presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, que tenta viabilizar sua candidatura à presidência da República. Campos deu uma recuada em suas movimentações, mas seus emissários continuam dando recados.



A presidente Dilma Rousseff, que tenta tornar mais suave seu caminho para reeleição, já conversou com campos. Tenta também apaziguar os ânimos do PR, afagou o PDT e reforça a parceria como PMDB. Na oposição os tucanos começam a construir, com muita dificuldade, o palanque de Aécio Neves (PSDB-MG).



No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande tem uma vantagem. O próprio PT já saiu em defesa da manutenção da aliança com o PSB, mesmo que nacionalmente as coisas se compliquem entre Dilma e Campos. Se na disputa presidencial o governador de Pernambuco é a pedra no sapato para a reeleição da presidente, no Estado, o problema de Casagrande é o senador Magno Malta (PR).



Por enquanto, o senador vem desconversando sobre a possibilidade de disputar o governo no próximo ano. Resta saber se Casagrande vai conseguir manter a união quando as conversas em nível nacional caminharem para uma definição sobre o posicionamento das lideranças e dos partidos.



Fragmentos



1 – O PPS realiza encontro estadual neste sábado (23) das 9 às 12 horas no salão de eventos da Assembleia Legislativa. O objetivo é discutir o pós- eleição 2012, o cenário eleitoral de 2014 e o planejamento do partido para 2013.



2 – Nacionalmente, o partido estaria em uma movimentação grande para tentar atrair o ex-governador de São Paulo, José Serra. Entre as ações está a possibilidade de fusão com o PMN.



3 – Em sua passagem pelo município de Nova Venécia, neste sábado (23), o governador  Renato Casagrande vai receber do presidente da Câmara de Vereadores do Município, Luciano Marcio (PSB), o Serviço Médico Legal (SML) para atender a toda a região.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/