terça-feira, julho 8, 2025
16.9 C
Vitória
terça-feira, julho 8, 2025
terça-feira, julho 8, 2025

Leia Também:

‘Mão amiga’

Pergunta que não quer calar: depois da falha grave de não ter comparecido à reunião extraordinária da manhã desta segunda-feira (20) da CPI dos Empenhos, que acabou imprimindo uma derrota daquelas ao governador Paulo Hartung (PMDB), o que será do líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PMDB)? Terá desculpa capaz de livrar sua pele diante do estrago político da aprovação do relatório do deputado Euclério Sampaio (PDT) sem o indiciamento do ex-governador Renato Casagrande (PSB)? A questão dos empenhos, não é novidade, é missão do governador desde o ano passado, com objetivo claro de tirar de cena seu principal adversário. A reunião desta segunda foi convocada exatamente por Gildevan e era parte de uma tática palaciana pensada para a véspera da votação do recurso contra a aprovação das contas de Casagrande pelo Tribunal de Conta, marcado para esta terça-feira (21). A ausência de Gildevan, no entanto, fez o jogo virar em favor de Casagrande. Hartung, agora, terá que dormir com essa. Já Gildevan…será que dorme?
Coleção
Esta, sem dúvida, foi a pisada de bola máxima de Gildevan, mas na função de líder do Governo, ele tem outras “trapalhadas” na conta. O deputado nunca foi bem na condução de polêmicas em plenário, atuando sempre como incendiário. Nada, no entanto, comparado à mancada da vez. 
Quem diria…
Afinal, que “diacho” aconteceu com Gildevan, para ele faltar a uma reunião dessa?
Cotado, mesmo?
O deputado federal Carlos Manato (SD) não desiste de se colocar como candidato e cotado à presidência da Câmara dos Deputados. Nos bastidores, porém, dizem que ele no lugar de Waldir Maranhão (PP-MA) é “trocar seis por meia dúzia”. 
Caos
A prefeitura de Vitória precisou de dois dias para resolver um problema nos semáforos no cruzamento da Reta da Penha com a Desembargador Santos Neves…é isso mesmo? A propósito, essa da Secretaria de Trânsito de que a pane elétrica começou nesse domingo (19) é balela. A cena de  sábado à noite era a mesma de segunda.
Barrado
O ex-prefeito de Iconha (sul do Estado) Delso Mongin teve as contas do exercício de 2012 rejeitadas pela Câmara de Municipal, após os vereadores acolherem parecer prévio do Tribunal de Contas. Com a decisão, Delso está fora da disputa deste ano. Dizem, por lá, que ele tinha pretensões eleitorais.
Atrás das listas
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) protocolou requerimento à secretária de Estado da Fazenda, Cristiane Mendonça, solicitando a lista das ações de execução fiscal ajuizadas pelo Estado, cujo valor unitário inscrito em dívida ativa seja igual ou inferior a 50 mil. Explico…
Atrás das listas II
…O governo do Estado aprovou recentemente uma lei em que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pode abrir mão de ajuizar processos para cobrar essas “pequenas dívidas”. Um VRTE equivale a R$ 2,95. Desta forma, o valor máximo das dívidas previstas nesta lei é de pouco mais de R$ 147 mil.
‘Preção’
A Secretaria de Estado de Esporte (Sesport) contratou o Sesc, sem licitação, para oferecer serviços de alimentação, hospedagem e locação de espaço para a Etapa Final Estadual (categoria infantil) dos Jogos Escolares do Estado (JEES). Preço: 787 mil! O Diário Oficial não informa os dias, nem quantidade de pessoas, mas…caramba!
Nas redes
“Quem apoia PM nos campus da Ufes é quem nunca foi considerado ‘Suspeito Padrão”. (Coletivo Negrada – no Facebook
PENSAMENTO:
“Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor”. José Saramago

Mais Lidas