Terça, 14 Mai 2024

??nimos alterados

O calendário para a eleição de 2014 já está disponível para consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como a publicação da resolução que mexe com a distribuição das vagas para as disputas proporcionais para o próximo ano. Elementos que mexem com o já adiantado e nervoso processo de articulação que se desenvolve no Estado.



A irritabilidade da classe política é latente e nem a fusão do PPS com PMN e a possibilidade de criação da Rede Sustentabilidade e do Solidariedade acalmam os ânimos das lideranças. Há uma dúvida muito grande de quem tem mandato se vai ficar no seu respectivo partido até que a poeira baixe e todas as arestas envolvendo as novas siglas sejam aparadas.



Com a diminuição de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, a disputa proporcional deve ficar ainda mais acirrada. Até porque quem está dentro quer ficar e quem está fora quer entrar. O governado do Estado tenta no Supremo reverter a situação, mas a leitura que se faz é que encontrará dificuldade, porque a regra segue parâmetros constitucionais.



Outro elemento que vem tirando o sono dos pretensos candidatos a deputado federal e estadual no próximo ano são as incertezas sobre os palanques majoritários no Estado, que podem saturar suas coligações e pernas com lideranças de peso e a expectativa é de que muitos casamentos sejam feitos na delegacia.



As variáveis abertas para a eleição, seja em nível nacional ou estadual, favorecem a antecipação das discussões do cenário eleitoral 2014, mas o momento parece ser de observação para quem vai disputar a proporcional. Um movimento errado neste momento pode colocar por terra todo um projeto político.



Fragmentos:



1 – Nas páginas de relacionamento, os vereadores de Vitória mostram a manutenção e tentativa de ampliação de suas bases. Os encontros com associações de moradores é uma forte ferramenta na consolidação dessa parceria, afinal 2014 é logo ali.



2 – E por falar em associação, a eleição da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap) será agora em junho e nela três vereadores tem interesse: Luiz Emanuel (PSDB), Marcelão (PT) e Fabrício Gandini (MD).



3 – Os deputados estaduais se reúnem na segunda-feira (3), às 14 horas, na presidência da Casa para tratar de assuntos de seus interesses. Será que tem relação com o encontro do governador do feriadão com os parlamentares sobre a vaga do Tribunal de Contas?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/