Sábado, 20 Julho 2024

O veredito de Trump

Após Trump não retornar ao Twitter, atual X, depois de convites de Elon Musk, o ex-presidente norte-americano postou um vídeo em que se perguntava: "O que vem a seguir para a América?", e depois passou umas notícias e uma mensagem dizendo "Creation Of Unified Reich", que seria a criação de um reich unificado. Disse para os Proud Boys, grupo extremista dos Estados Unidos, que participou da tentativa de golpe no Capitólio em 6 de janeiro de 2021, com a frase: "Proud Boys, stand by…".

Agora, com a condenação de Donald Trump pela Justiça dos Estados Unidos, tal veredito de culpado é considerado uma declaração de guerra pelo Exército Maga online. Uma retórica incendiária surgiu logo após a decisão da Corte, e isso através dos apoiadores de Trump, incluindo políticos reacionários, extremistas marginais, especialistas de direita, grupos e milícias como os Proud Boys, dentre outros, tudo neste apelo a uma guerra.

Donald Trump foi considerado culpado de todas as 34 acusações de fraude em registros comerciais em conexão com um pagamento em dinheiro à atriz pornô Stormy Daniels. A alegação de jogo sujo por parte de Trump e de seus apoiadores, por sua vez, já estava pronta, pois o ecossistema online do Maga, por exemplo, já tinha sido preparado, e a interpretação é reflexo do método da alt-right, que se espalhou pelo mundo com Steve Bannon, e que inverte as relações de veracidade e falsidade através da distorção dos fatos.

Neste caso, por sua vez, essa retórica da alt-right, que se reflete no discurso geral do trumpismo, resultou na declaração de guerra ao chamado Estado Profundo nos Estados Unidos, representado pelos democratas. A condenação de Trump, segundo seus apoiadores, é um sinal do colapso dos Estados Unidos, a caminho de uma guerra civil. Os maiores defensores do "Stop the Steal", que culminou na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, por sua vez, afirmaram que o veredito foi reflexo de um sistema de justiça manipulado.

Este colapso do sistema, segundo trumpistas, se deve ao Estado Profundo e aos globalistas, e à manipulação do sistema judiciário seria o que se chama de "lawfare". Trump postou no Truth Social, alegando ser vítima de perseguição política, na intenção de lhe roubar as eleições de 2024, através um julgamento manipulado feito por um sistema corrupto. Sua postagem no Truth Social dizia o seguinte: "Isso foi uma vergonha, um julgamento manipulado por um juiz conflituoso, que é corrupto. Lutaremos pela nossa Constituição, isso está longe de acabar!".

Os canais Proud Boys, por sua vez, declararam guerra após o veredito. Também no Patriots.win, antigo subreddit The Donald, que foi um dos focos de preparação da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, a retórica de guerra se proliferou, com um usuário dizendo: "Há apenas duas opções em novembro, Trump ou guerra civil, vou esperar pela primeira, mas me preparar para a segunda".

O bate-papo bem ativo do Telegram, dedicado à Sala de Guerra de Bannon, por exemplo, também explodiu em retórica belicista, e isso se generalizou no discurso de extrema direita dos Estados Unidos. Embora a sensação geral seja de que Trump se beneficiará eleitoralmente do veredito, como foi afirmado em postagens do New Jersey Proud Boys no Telegram, por exemplo.

Trump, que agora é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos considerado culpado de acusações criminais, terá a sua sentença em 11 de julho. Trump deve recorrer da condenação. Cada crime tem uma pena máxima de quatro anos, mas o juiz pode optar pela condenação à liberdade condicional ou prisão domiciliar.

Por fim, teremos a Convenção Nacional Republicana, para a escolha do candidato do partido pelos delegados, que já considera a opção por Trump como líquida e certa, pois ele domina há muito o Partido Republicano. Tal escolha do partido se dará nesta convenção na data de 15 de julho deste ano.

Trump ainda tem mais três processos criminais, e que envolvem as suas tentativas de anular as eleições presidenciais de 2020, além do tratamento ilegal dado a documentos confidenciais da Casa Branca após deixar o cargo. Estes processos foram adiados indefinidamente, contudo, e o veredito atual é o único certo para este ano.

Dependendo do que ocorrer em novembro, teremos um registro histórico de que, caso Trump perca as eleições, este veredito terá peso grande sobre a sua derrota eleitoral, caso ganhe, por sua vez, tal veredito entrará como uma nota de rodapé na carreira política de Donald Trump.

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Blog
: http://poesiaeconhecimento.blogspot.com

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/