Quinta, 25 Abril 2024

Pacotão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi bem político em seus julgamentos nessa quinta-feira (13). Soltou um parecer contrário ao ex-prefeito e candidato ao cargo Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB/foto à esquerda), em processo de 2004, e juntou no bolo o candidato pelo PPS, Luciano Rezende, que era secretário do tucano na época. Mas, para evitar prejuízos e interferências na disputa à prefeitura na Capital, tratou logo de suspender o edital deste ano da prefeitura de Vitória, para contratação de serviços de iluminação pública, o que atinge Iriny Lopes, candidata à sucessão do prefeito João Coser. Coincidência? Política da boa vizinhança? Quem leva vantagem? São as perguntas que ficam no ar. 

 

 
Não teve jeito
O prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorge Donati (PSDB), tanto fez para passar impune das acusações de mando nos crimes que vitimaram sua ex-mulher Cláudia Soneghete, a arrumadeira Mauricéia Rodrigues e o sindicalista Edson Barcellos, que levou um tiro certeiro em sua candidatura à reeleição vindo de onde menos se esperava: do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Prepare-se, o “comovente” discurso de perseguido político vai ganhar ainda mais força. E tem que ter estômago.
 
Só acredito vendo
As entidades que lideraram as mobilizações contra as alterações no Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha fecharam uma proposta para os candidatos ao pleito firmarem compromissos com o meio ambiente. O documento será entregue na próxima terça-feira (18). A ideia é boa, mas a contar pelo plano de governo dos principais candidatos a prefeito nesta área, eles provavelmente irão assinar só por assinar. Na melhor das hipóteses. 
 
Só acredito vendo II
Entre os três principais nomes da disputa, Max Filho (PSDB) ainda aponta algumas ações ambientais, embora de forma muito superficial. Já o prefeito Neucimar Fraga (PR) e Rodney Miranda (DEM) nem “tchun”. O primeiro não tem sequer um capítulo dedicado ao meio ambiente em sua proposta; Rodney tem, mas só fala de atrair investimentos privados. O plano do demista, sem dúvida, foi elaborado por empresários. 
 
Não faz eco
Aliás, quem circula bem nesse campo e tem contato contínuo com os movimentos sociais é o candidato petista João Batista Babá. Ele discorre melhor sobre o tema em suas propostas. Mas Babá enfrenta dificuldades na campanha, o que interfere na divulgação de suas boas intenções. 
 
Pano pra manga
A suspensão no ano passado da licitação que entregaria o SAAE de São Mateus (norte do Estado) à iniciativa privada é tema recorrente da disputa a prefeito no município. Os dois grupos rivais no pleito jogam o problema do saneamento um no colo do outro. 
 
Pano pra manga II
O prefeito Amadeu Boroto (PSB) diz que a questão não foi resolvida por conta de “denúncia vazia” do vereador Enéas Zanelato (PT), na tentativa de atingir a chapa do ex-deputado Paulo Roberto (PMDB), que tem como vice a mulher de Zanelato, Jaciara Teixeira (PT). O vereador rebate lembrando que o Ministério Público emitiu notificação contra o edital que previa gastos públicos de R$ 130 milhões, com indícios de fraude e direcionamento. Duelo ainda tem muito para render. 
 
Dois pesos, duas medidas
A diferença de tratamento entre a divulgação da morte do agricultor Geraldo Jacinto Martins, em Ibatiba (sul do Estado), atropelado por um juiz, e os demais acidentes que envolvem cidadãos que não são da toga é gritante. O tema geralmente rende manchetes com foto, repercussão e etc. Neste caso, sequer o nome do juiz foi citado. Nem mesmo a família da vítima conseguiu saber o número da placa do carro.  Alô, delegado Fabiano Contarato!  
 
Longo alcance
O Sistema Sesc/Senac amplia suas garras no Estado. Comprou o Teatro Glória, o Clube Vitória e o Colégio do Carmo, todos no Centro de Vitória, e ainda a casa do governador em Santa Teresa (região serrana). Fora os outros projetos de expansão. Quem está à frente de tudo é Beatriz Oliveira Santos, filha do presidente nacional Antonio Oliveira Santos. 
 
140 toques
“Distribuição de verbas públicas fortalece monopólio da mídia - Portal Vermelho”. (Vereador de Vitória – Namy Chequer – PcdoB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A dúvida é o principio da sabedoria”.  Aristóteles

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/