Sábado, 27 Novembro 2021

Radialistas & Radiodifusores

Com a nova adoção FM estendido (76 FM a 87 FM), espectro FM no dial passa a ser chamado de FM 2.0 ou eFM pelos radiodifusores e pelo MiniCom

Foi realizada, recentemente, a quarta edição do SET eXPerience Tracks. O encontro abordou o uso da faixa estendida do FM (eFM), que agora ganhou o nome de FM 2.0. O evento, transmitido em formato virtual, teve a presença do engenheiro Eduardo Cappia (conselheiro da SET), Marcello Cesário (diretor executivo da Rádio Capital), José Maria Martins (TV Cultura), William Ivo Zambelli (diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do Ministério das Comunicações) e Vanessa Cristina Monteiro (especialista em Regulação da Anatel).

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MCom, foram realizados 1.656 pedidos encaminhados para a migração AM-FM. Desses, 1.403 emissoras foram incluídas na faixa convencional e 136 passaram a utilizar o chamado FM estendido (eFM). Durante o encontro, foi divulgado que a conjunção entre o FM convencional e o eFM deu origem ao FM 2.0, como passa a ser chamado agora o espectro de 76 FM a 108 FM.

Ainda de acordo com os números divulgados durante o evento, oito pedidos ainda estão em Consulta Pública, 53 aguardam a coordenação com canais de outros países do Mercosul, 44 pedidos com pendência na faixa convencional, e nove no eFM.

Ainda durante o evento, foi explicado aos participantes a produção de rádios com o FM estendido. Segundo as informações, não há uma obrigação na produção de aparelhos, porém, conforme Portaria Interministerial 68, de 21 de setembro de 2017, o governo oferece benefícios fiscais para quem produzir aparelhos na Zona Franca de Manaus.

Entre 2019 e 2020, foram produzidos 3,3 milhões de rádios de carro, 1,14 milhão de rádios não portáteis e 780 mil rádios portáteis com o FM estendido. O levantamento também divulgou que 83% dos smartphones produzidos no Brasil contam com a tecnologia do chip FM ativado com o eFM.

Além disso, algumas dessas emissoras orientam a população sobre o que é o eFM e como adquirir receptores capazes de captar essas novas sintonias. A Rádio Banda B AM 550 FM 79.3 criou um hotsite sobre o tema e a Rádio Capital AM 1040 FM 77.5 tem feito publicações orientando a audiência. Outra novidade é o anúncio de mais FMs em dial estendido para os próximos meses.

Durante o evento, o diretor executivo da Rádio Capital, Marcelo Cesário, ressaltou que a emissora já teve ganhos importantes operando no dial FM estendido. Segundo Cesário, muitas empresas de grande porte voltaram a anunciar na emissora a partir do início da transmissão no FM, aumentando de forma considerável o faturamento da emissora.

Além disso, a rádio também teve reforços importantes em sua equipe esportiva. Entre eles está o narrador esportivo José Silvério, que passou a integrar a emissora e já faz as narrações das principais competições de futebol realizadas no Brasil.

Segundo Cesário, as inserções das transmissões esportivas fizeram com que a rádio ganhasse relevância na audiência e faturamento em horários que não são considerados nobres. Em tempo: A Rádio Capital e Banda B orientam a audiência sobre receptores eFM. Mais rádios anunciam operação em nova faixa.

PARABÓLICAS

Jô de Souza está mandando ver no microfone da Legal FM, uma das novas opções de rádio popular aqui em Vix.

Quem aniversariou dias destes foi Geraldo Magela, reunindo familiares e grande contingente de amigos.

A Rádio Cidade, do Grupo HFNews,  estará de volta em nova frequência e com o nosso "papai Noel' Heckel Loureiro.

Até outro dia estávamos juntos na Sim, agora Any Cometi está na Gazeta e Rodrigo Schereder na TV Vitória. Bola prá frente!

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=zq9tSLLtZrg
Bee Gees - Too Much heaven (traduzida 2005)

MENSAGEM FINAL
O mais provável é que os políticos sejam muito parecidos conosco, com quem vota neles. Até demais. Fernando Savater

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/