Sexta, 26 Abril 2024

Um momento!!

O que representa 1 minuto no mundo das comunicações? Muita gente pensa que 1 minuto é um minuto apenas. Coisa pouca. O americano sabe mais a diferença. Lá, quando eles querem que a pessoa espere no telefone, dizem: "just second!", ou seja um segundinho. Aqui dizemos: 1 minutinho ou 1 minuto!! Mas é no campo da comunicação em si que se faz sentir o que representa 1 minuto. Sessenta segundos é muita coisa para cada área, como rádio, texto e, principalmente, televisão.


Na escrita, 1 minuto é muito, quando se faz um texto comercial. Aviso ou notas de esclarecimento, não. Mas para varejo ou descrever um produto é muito. Tanto que a base é 30 segundos para textos que envolvem anúncios. O mesmo se dá para uma trilha. Geralmente é difícil achar trilhas boas de 60 segundos. Existem as de 30 ou inteiras. Imagine 1 minuto no cinema. É quadrinho que não acaba mais.

Outro dia, caminhando pela praia, dei conta de como 1 minuto é longo. Tentei marcar os passos. Mas a realidade vista é a extensão do caminho percorrido. Muita coisa. Dá para pensar muito, várias coisas. Dá para ver mais de mil imagens diferentes, dá para mudar muita coisa em nosso redor. Em 60 segundos o coração bate muito, você vive muito. Imagine horas, dias, meses e anos.

Na confecção de peças para comunicação é que vemos a importância de 1 minuto. Passam-se horas e dias pesquisando, gravando e editando uma peça publicitária em vídeo, e quando vai ao ar tem apenas 1 minuto. O mesmo se dá para produzir um spot ou jingle de 60 segundos. Gasta-se muito mais na preparação. Você dá em média 23 aspirações na sua respiração em 60 segundos quando está calmo.

Na informação, por exemplo, 60 segundos é a base para dividir o tempo de cada notícia. No Jornal Nacional, por exemplo, as matérias chamadas de base, aquelas mais longas, têm em média 5 minutos cada. Numa edição diária do referido jornal, devem ter umas quatro dessas. O restante são matérias de 60 segundos, coisa rápida, que denominamos padrão de jornalismo americano.

Enfim, 60 segundos ou 1 minuto é uma fração de tempo. Em todos os setores da vida e em todos os negócios, esse tempo mede muitas decisões e indecisões. Mede também a feitura de coisas que influenciam ou causam temor. Esse tempo também pode ser muito para quem sabe se comunicar e sempre pouco para muitos que não sabem se explicar.

PARABÓLICAS

João Neves, o sério e competente técnico da Rede Sim Santo, já sabe tudo de transmissor digital. Isso porque trabalha com Sardsom.

Há muito não ouvimos Patrícia Valim. A Pat é daquelas locutoras ecléticas que faz bem todo seu trabalho, seja ele de apresentadora de programas ou de noticiários.

A Cidade FM continua com sua boa e apurada programação musical sob o comando do inoxidável Paco DJ.

A TV Globo, no seu Jornal Nacional, informa em excesso notícias do coronavírus.. Informar é uma coisa, amedrontar é outra.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/

MENSAGEM FINAL
De cada um, conforme sua capacidade; para cada um, conforme suas necessidades. Karl Marx

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/